O Site do Hardware Livre - OSHW

Usando o Shield de Controle de Motor de passo IFX9201 e XMC1300 (MEC314)

A Infineon Technologies possui na sua linha de produtos o shield Arduino para motor de passo com os circuitos integrados IFX9201 e XMC1300. Disponível na Mouser Electronics, este kit consiste numa alternativa muito interessante para projetos de robótica e automação usando Arduino com motores de 2-3 A por bobina. Neste artigo analisamos este shield.


MIC035S

Para mais informações, o datasheet pode ser acessado em: https://www.mouser.com/pdfdocs/Infineon-Stepper_Motor_Control_Shield_with_IFX9201SG_XMC1300_for_Arduino-UM-UM-v01_00-EN.pdf . No link dado a seguir o leitor pode também obter de como adquirir este shield na Mouser Electronics. https://www.mouser.com/new/Infineon-Technologies/infineon-stepper-motor-control-shield/ .

 

Figura 1 – Os terminais do shield
Figura 1 – Os terminais do shield

 

Conforme podemos ver pela foto, o shield contém vários circuitos integrados consistindo numa solução completa para o controle de motores de passo. O circuito contém um microcontrolador de 32 bits com lógica de controle e, além disso, duas pontes H integradas do tipo IFX9201SG com capacidade de operar com correntes de pico de 6 A.

Ele foi projetado para ser usado como um shield com o Boot Kit XMC1100 ou o Relax Kit XMC4700 para 5 V, mas pode também ser controlado por outros métodos.

Na figura 2 temos o modo básico de se utilizar o shield com suas conexões ao motor e ao Arduino.

 

Figura 2- Conexões externas
Figura 2- Conexões externas

 

Para mais informações sobre o funcionamento dos motores de passo sugerimos consultar nossos artigos MEC013 e MEC306.

O shield de Infineon pode operar em duas modalidades. A primeira é a de passo completa que oferece maior torque e maior facilidade de controle, mostrada na figura 3.

 

Figura 3 – Controle de passo completo
Figura 3 – Controle de passo completo

 

A outra modalidade é a de meio passo que permite obter maior número de passo, mas que exige a circulação permanente de correntes através das bobinas do motor, o que é mostrado na figura 4.

 

Figura 4 – Operação com meio passo
Figura 4 – Operação com meio passo

 

No manual de uso dado no link no início do artigo são dados os procedimentos para o uso correto do shield. Na figura 5 temos o modo de se usar a placa com a conexão das duas fontes, sendo uma de acordo com as características do motor e a outra de 5 V para o circuito controlador.

 

Figura 5 – Conexão do motor e do microcontrolador ou outro circuito de controle
Figura 5 – Conexão do motor e do microcontrolador ou outro circuito de controle

 

 

Na tabela abaixo temos a lógica usada no controle.

 


 

 

Os detalhes da configuração do circuito também são dados na documentação da Infineon, inclusive o firmeware no link . http://www.infineon.com/ifx9201sg-stepper-motor-shield .

 

 

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Mês de Muito Trabalho (OP197)

   Estamos em setembro de 2018 e continuamos com nosso trabalho, realizando palestras, viagens, escrevendo artigos, livros e muito mais. Em nossas duas últimas palestras, uma na Uninove e a outra na ETEC Albert Einstein, ambas de São Paulo, pudemos constatar de forma bastante acentuada um fato importante , que constantemente salientamos em nosso site desde seu início. 

Leia mais...

Profetizar
Profetizar o futuro não é difícil, mas é perigoso.
Osias Thon (1870 - 1936) - Citados em Words of Wise. - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)