O Site do Hardware Livre - OSHW

Conhecendo o TLV3544Q1 Amplificador Operacional de 250 MHz (ART3988)

Este amplificador operacional com entradas e saídas rail-to-rail (RRIO) da Texas Instruments foi anunciado em outubro de 2017, Trata-se de um amplificador operacional de 250 MHz CMOS que pode ser alimentado por tensões de 2,5 V a 5,5 V. Veja mais sobre este componente neste artigo.

ART1070S

As informações dadas a seguir são do próprio datasheet que pode ser acessado em: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/tlv3544-q1.pdf . No link https//br.mouser.com/new/Texas-Instruments/ti-tlv3544-q1-op-amps/  podem ser obtidas algumas informações adicionais e de como obter este componente na Mouser Electronics .

Começamos por dar o diagrama simplificado e a pinagem na figura 1.

 

Figura 1 – Diagrama simplificado
Figura 1 – Diagrama simplificado

 

As características deste componente tornam altamente indicado para aplicações automotivas, mas ele pode ser usado como amplificador no sensoriamento de corrente, vídeo, controle de motores, etc.

A corrente de saída é de 100 mA e a corrente de polarização de entrada de apenas 3 pA. A corrente quiescente é de 5,2 mA (max).

A faixa passante para ganho unitário é de 250 MHz e tanto a saída como a entrada têm excursões do terra até a tensão de alimentação (rail-to-rail).

No datasheet podem ser obtidas informações adicionais como tabelas sobre as condições de funcionamento, máximos absolutos e gráficos de desempenho.

A figura 2 mostra o diagrama de blocos funcionais deste componente.

 

Figura 2 – Blocos funcionais
Figura 2 – Blocos funcionais

 

A seguir damos algumas aplicações práticas para este componente.

O primeiro circuito, mostrado na figura 3 é de um driver para diodo Laser funcionando com apenas 5 V e fornecendo uma corrente de 200 mA.

 

Figura 3 – Driver para diodo Laser
Figura 3 – Driver para diodo Laser

 

A figura 4 mostra como ligar em paralelo amplificadores operacionais de modo a se obter maior corrente para a excitação de uma carga, no caso um diodo Laser.

 

Figura 4 – Conexão em paralelo
Figura 4 – Conexão em paralelo

 

A figura 5 mostra o uso do TLV3544 como amplificador de vídeo com linha de 75 ohms.

 

Figura 5 – Amplificador de vídeo
Figura 5 – Amplificador de vídeo

 

Na figura 6 temos o uso do TLV3544-Q1 como driver RGB para cabo.

 

Figura 6 – Driver de cabo RGB
Figura 6 – Driver de cabo RGB

 

A figura 7 mostra um amplificador de transimpedância usando o TLV3544, operando como um amplificador para foto-diodo.

 

Figura 7 – Amplificador de transimpedância
Figura 7 – Amplificador de transimpedância

 

Completamos a série de aplicações disponível no datasheet do componente com um amplificador de trasimpedância com fonte simétrica. Para este circuito a fonte é de 2,5 + 2,5 V.

 

Figura 8 – Amplificador com fonte simétrica
Figura 8 – Amplificador com fonte simétrica

 

No datasheet podem ainda ser encontradas informações sobre cálculos dos componentes nos diversos circuitos e indicações para um layout de placa.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Muito Trabalho (OP197)

   Estamos em setembro de 2018 e continuamos com nosso trabalho, realizando palestras, viagens, escrevendo artigos, livros e muito mais. Em nossas duas últimas palestras, uma na Uninove e a outra na ETEC Albert Einstein, ambas de São Paulo, pudemos constatar de forma bastante acentuada um fato importante , que constantemente salientamos em nosso site desde seu início. 

Leia mais...

Sensatez
Toda coisa sensata já tem sido pensada; apenas, tem que se tentar pensá-la de novo. (Alles Gesceite ist schon gedacht worden, man muss nur versuchem, es noch einmal zu danken.)
Goethe (1749 - 1832) - citado em Anos de Aprendizado - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)