Os elevadores modernos contam com uma eletrônica avançada que inclui desde componentes especialmente projetados para este tipo de aplicação, até componentes genéricos como microcontroladores e outros, os quais todo profissional da área deve conhecer. Neste artigo, baseado em componentes da Mouser Electronics (www.mouser.com) destacamos alguns componentes com explicações técnicas que podem ajudar muito a entender um pouco de seu funcionamento.

Este artigo foi originalmente publicado na revista Elevador Brasil ( https://www.revistaeb.com )

 

Diversos são os componentes eletrônicos e eletromecânicos que podem ser encontrados num elevador. Os componentes que vamos descrever a seguir, escolhidos por sua relevância podem ser adquiridos diretamente na Mouser Electronics que os entega no Brasil. Veja como fazer isso link https://br.mouser.com/

 

Chaves Detectores de Portas de Elevadores

Um tipo de chave importante com aplicações não apenas em portas de elevadores como também em residências é a chave RDI da Honeywell. Eta chave possui duas ações mecânicas para indicar seu fechamento e utilizam controle interno por solenoide. A documentação técnica desta chave pode ser encontrada em: https://br.mouser.com/datasheet/2/187/honeywell-sensing-relialign-RDI-Interlock-products-1228687.pdf 

 

Figura 1 – Chave de porta de elevador da Honeywell
Figura 1 – Chave de porta de elevador da Honeywell

 

 

Relé de Estado Sólido para Controle série PMP da Crydon

Os relés de estado sólido, por não possuírem partes móveis apresentam uma durabilidade muito maior e também confiabilidade. Os relés da série PMP para aplicações em controles proporcionais de uma fase em elevadores com correntes até 90 A e tensões até 600 V têm uma entrada de controle de -0-5 VDC, 0-10 VDC e linha de 4-10 mA. O datasheet completo pode ser acessado na Mouser, digitando-se o nome do componente ou a palavra chave “elevator”.

Na figura 2 temos o diagrama de blocos desse componente.

 

Figura 2 – Diagrama de blocos
Figura 2 – Diagrama de blocos

 

 

Acessórios para disjuntores 100 A

Este produto da Littelfuse, disponível na Mouser consiste num conjunto de disjuntores para tensões de 208, 240 e 480 V consistindo numa solução econômica para aplicações que exijam coordenação seletiva e capacidade de shunt. O conjunto controla transformadores de potencia com fusíveis e blocos.

As correntes são de 30 A, 60 A, 100 A, 200 A e 400 A sendo recomendado para aplicações em circuitos de elevadores, e sistemas prediais de emergência.

 

Figura 3 – Chaves de desconexão LPS da Littel fuse
Figura 3 – Chaves de desconexão LPS da Littel fuse

 

 

No site da Mouser pode ser acessado o datasheet com as diversas opções de tensões, correntes e padrões.

Outros produtos importantes como ferramentas, instrumentos de medição, kits de fusíveis Otis, etc. podem ser obtidos. Sugerimos que os leitores façam uma visita ao site da Mouser e verifiquem como esta empresa entrega seus produtos rapidamente no Brasil, o que é importante num serviço de manutenção ou desenvolvimento de projetos.

Outros componentes eletrônicos importantes com uso em placas de controle ou circuitos diversos tais como IGBTs, Triacs, SCRs, MOSFETs de potência podem ser relacionados e certamente trataremos deles em artigos futuros.