NOSSAS REDES SOCIAIS -

Explorando o TLV854x Amplificador RRIO Nanopower (ART3989)

O TLV854x da Texas Instruments consiste num amplificador Nanoipower que consume apenas 500 nA sendo indicado para aplicações como detectores de movimento piroelétricos, usando microondas, detectores de gás, termostatos e outros. O artigo que levamos aos leitores é baseado no datasheet revisado de 2018 valendo para os TLV8544, TLV8542 e TLV841.

ART1071S

As diferentes versões deste amplificador RRIO (Rail to Rail Input and Output) indicam o número de amplificadores disponível no invólucro.

O TLV854x tem uma largura de faixa de 8 kHz e pode ser alimentado por tensões de 1,7 a 3,6 V sendo disponível em diversos invólucros conforme a versão.

Na figura 1 temos a versão simples e versão dupla.

 

Figura 1 – Invólucros para a versão simples e dupla
Figura 1 – Invólucros para a versão simples e dupla

 

Mais informações incluindo a versão quádrupla pode ser obtida no datasheet acessado no link http://www.ti.com/lit/ds/symlink/tlv8542.pdf .

No datasheet o leitor também poderá encontrar todas as informações sobre o uso, como as características elétricas, máximos absolutos, gráficos de desempenho e muito mais.

A corrente de polarização de entrada é de apenas 100 fA e a corrente drenada por canal é de 500 nA o que torna este componente ideal para aplicações alimentadas por bateria que exigem baixo consumo.

Uma aplicação para este componente é num detector de presença com sensor piroelétrico (PIR), mostrada na figura 2.

 

Figura 2 – Detector de movimento piroelétrico
Figura 2 – Detector de movimento piroelétrico

 

No datasheet podem ser encontradas informações detalhadas sobre esta aplicação cuja alimentação é feita com uma única bateria de 3,3 V.

. Na figura 3 temos um feito rejeitor (notch) usando o TLV8541 para a frequência de 60 Hz com alimentação simples de 3,3 V.

 

Figura 3 – Filtro notch
Figura 3 – Filtro notch

 

Evidentemente, com os procedimentos de cálculo dados no datasheet os componentes podem ser recalculados para operação em outras frequências.

A característica de baixo consumo deste componente é tal que cinco destes filtros podem operar durante 9,5 anos quando alimentados por uma única pequena bateria de lítio CR2032. Estas baterias apresentam uma tensão inicial de 3 V e no final da vida 2 V.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mundo diferente (OP203)

Em plena pandemia já estamos nos preparando para o mundo diferente que teremos a partir de agora. A disruptura que está ocorrendo está mudando nossos hábitos de uma forma que sabemos ser irreversível. Os hábitos de compras, os eventos, festas, o ensino, tudo mais deve mudar com o uso predominante da tecnologia.

Leia mais...

Humanidade
Amar a humanidade é fácil: o difícil é amar seres humanos.
Kalman Shulman (Words of Wise) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)