O Site do Hardware Livre - OSHW

Os amplificadores operacionais NanoPower MAX40018 (ART3993)

Os amplificadores operacionais nanoPower Max40018 da Maxim apresentam características de ultrabaixo consumo de energia, da ordem de 400 nA por canal, sendo ideais para aplicações alimentadas por bateria. Com uma alimentação simples de 1,7 a 5,5 V ele é ideal para aplicações com baterias de 1,6, 2,5 e 3,3 V. Neste artigo focalizamos algumas de suas características e damos circuitos de aplicações do própria datasheet do componente.

ART1205S

Os amplificadores operacionais MAX40018 da Maxim são fornecidos em invólucros WLP-8 e TDFN-8 com a pinagem mostrada na figura 1.

 


 

 

 

 Figura 1 – Invólucros do MAX40018
Figura 1 – Invólucros do MAX40018

 

O produto ganho x faixa passante para estes componentes é de 9 kHze as saídas são rail-to-rail. Informações completas podem ser obtidas no datasheet em: https://br.mouser.com/pdfdocs/MAX40018.pdf

O diagrama de blocos deste componente é mostrado na figura 2.

 

Figura 2 – Diagrama de blocos
Figura 2 – Diagrama de blocos

 

No datasheet também podem encontrados gráficos funcionais destes componentes.

A seguir damos algumas aplicações práticas sugeridas pelo próprio fabricante.

 

Detector de Movimento

O circuito que apresentamos a seguir é de um sensor piroelétrico de movimento com base nos dois amplificadores operacionais do MAX40018 da Maxim. O circuito pode ser alimentado por tensões na faixa de 1,8 a 5,5 V e tem um consumo extremamente baixo.

 

Figura 3 – Sensor de movimento piroelétrico
Figura 3 – Sensor de movimento piroelétrico

 

 

Detector de Gás com o MAX40018

Este circuito do próprio manual da Maxim tem uma baixa tensão de alimentação e a corrente de polarização de entrada é de 1 pA. A alimentação pode ser feita com tensões de 1,7 a 5 V.

 

Figura 4 – Sensor de gás de ultrabaixo consumo
Figura 4 – Sensor de gás de ultrabaixo consumo

 

O MAX40018 pode ser adquirido na Mouser Electronics através do link: https://br.mouser.com/new/maxim-integrated/maxim-max40018-nanopower-amps/ 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Olhando para o futuro

Sempre que escrevemos sobre as novidades de nosso site e tudo o que pretendemos fazer, estamos olhando para o futuro. As novidades da tecnologia não param e aparecem numa taxa cada vez mais rápida. Novas aplicações, novas plataformas de desenvolvimentos, componentes cada vez mais rápidos e menores estão todos os dias sendo anunciados e temos de ficar ligados nisso.

Leia mais...

Temer
Temer o péssimo muitas vezes cura o pior. (To fear the worst oft cures the worse.)
Sheakspeare (1564 - 1616) - Tróilo e Cressida- Ato III - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)