O Site do Hardware Livre - OSHW

Expansor I/O SMBus para LCD (COM539)

Em seu Application Note 3467, a Maxim (www.maxim-ic.com) mostra como expandir um barramento SMBus de modo que ele possa controlar o contraste de um LCD.

O circuito consiste basicamente nu conversor step-up (elevador de tensão) e um potenciômetro digital, sendo indicado para aplicações em equipamentos alimentados por bateria. O circuito completo da aplicação é mostrado na figura 1.

 

 

 


 

 

A ideia básica desse circuito é expandir a saída I/O de um microcontrolador, de modo que ela possa controlar mais funções.

O circuito foi projetado para excitar MOSFETs em sistemas de gerenciamento de energia, mas a capacidade bidirecional de suas três linhas de saída o torna útil em aplicações que não sejam relacionados com a comutação de energia. Por exemplo, ele pode servir para controlar a posição de um cursor de um potenciômetro digital conectado como reostato. O reostato, por sua vez pode ser usado para fornecer uma tensão de realimentação ao CI.

A tensão de realimentação pode então variar entre 28,6 V e 19,5 V quando a resistência do potenciômetro digital varia de 400 ohms a 50 k ohms.

O cursor do potenciômetro digital se mover um passo a cada transição do nível alto para o nível baixo que ocorra no pino 5, (para cima quando o pino 4 está no nível alto e para baixo quando no nível baixo). O reostato IC-3 desse circuito pode assumir 32 níveis de resistência entre o máximo e o mínino nominais.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Ser não ser honesto (OP192)

Não há dúvida de que estamos passando por uma época de transformações políticas e sociais. Já não se admite desonestidade na política, e evidentemente em qualquer outro tipo de atividade em nosso país. A pressão tem sido cada vez maior no sentido de erradicar este mal, mas infelizmente ainda vemos que em alguns setores, esta mentalidade parece não estar mudando com a devida velocidade.

Leia mais...

Adulação
Há pessoas inteligentes que, à força de se deixarem adular, acabam estúpidas.
Carlos Lacerda - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)