O Site do Hardware Livre - OSHW

Identificador de polos (EL075)

Este é um aparelho muito simples e de grande utilidade para o eletricista, pois permite identificar o polo neutro de uma instalação e o polo vivo e ainda determinar se um aparelho está ou não “dando choque” sem precisar servir de cobaia no seu toque, o que além de dolorido, desagradável, também é perigoso.

EL019S

Nota: no passado não havia muita preocupação com o perigo do choque e não poucos eletricistas colocavam o dedo nos fios, arriscando-se, para saber se havia ou não tensão. Não faça isso!

 

O identificador de polo nada mais é do que uma lâmpada neon que é instalada no interior de um tubo de borracha tendo um pequeno anel de metal onde o técnico vai segurar.

Um resistor interno de muito alto valor, reduz a corrente a um nível tão baixo que o choque não é possível, mas em contraposição, esta corrente é suficiente para acender a lâmpada, desde que a tensão seja superior a 80 V em relação à terra.

Na figura 1, mostramos a construção deste simples provador identificador de polos para o eletricista.

Nota: este tipo de identificador pode ser encontrado a preços muito baixos em lojas de materiais elétricos.

 

Figura 1
Figura 1

 

 

O resistor é de 220 k x 1/8 W (vermelho, vermelho, amarelo) e a lâmpada neon é do tipo NE-2H, a mesma usada em nosso pisca-pisca na versão II.

Um dos polos da lâmpada vai ao prego grande que serve de “ponta de prova”, enquanto que o outro é soldado no resistor. O outro polo do resistor vai ao anel de papel alumínio que fica do lado externo do tubo de borracha. Fita adesiva comum serve para prender o papel alumínio e manter fixo o terminal do resistor.

O funcionamento do identificador de polos é simples:

a) Encostamos a ponta de prova nos dois polos de uma tomada, conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2
Figura 2

 

 

No polo neutro o potencial é o mesmo da terra de modo que não haverá corrente para acender a lâmpada.

No polo vivo haverá corrente para que a lâmpada acenda, tanto em 110 V como em 220 V e isso realmente acontecerá.

 

b) Encostando num ponto suspeito de dar choque a ponta de prova, se a lâmpada acender é sinal que este ponto está “vivo” e portanto pode realmente ser causa de choques, não devendo ser tocado diretamente.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

O Eventos de Maio (OP191)

Neste mês de maio, além das novidades do site, tivemos a participação em eventos de grande peso, que repercutiram de forma bastante positiva nas redes sociais (veja fotos em nosso Instagram ou Facebook).

Leia mais...

Orgulho
Se não tivéssemos orgulho, não nos queixaríamos do orgulho dos outros. (Si nous navions point dorgueil, nous ne nous plaindrions pás de leui dês autres.)
La Rochefoucauld (1613-1680) - Reflexões - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)