Lançado em janeiro de 2018, este amplificador operacional de baixa potência, baixo ruído e alta precisão da Texas Instruments encontra aplicações numa ampla faixa de circuitos. No nosso COM1829 demos o link párea sua compra na Mouser Electronics ( https://www.mouser.com/new/Texas-Instruments/ti-ina828-precision-amps/ ) e neste artigo damos algumas informações adicionais, inclusive circuitos, para este componente.

O circuito integrado INA828 da Texas Instruments, cujo datasheet completo pode ser acessado em http://www.ti.com/lit/ds/symlink/ina828.pdf  consiste num amplificador operacional de precisão e baixo consumo para aplicações em instrumentação. O ganho pode ser ajustado externamente entre 1 e 1000 com apenas um resistor externo.

A faixa de tensões de alimentação com fonte simples vai de 4,5 a 36 V O componente é fornecido em invólucro SOIC conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

Na figura 2 temos o diagrama interno simplificado

 

Figura 2
Figura 2

 

Outras características importantes são a baixa corrente de offset de apenas 50 uV (max) e baixo drift de apenas 5 ppm/oC para G=1.

O circuito é ainda estável com capacitâncias de saída até 1 nF e a corrente de alimentação de apenas 650 uA.

Tabelas com características elétricas, máximos absolutos além de gráficos de desempenho podem ser encontradas no datasheet.

Na figura 3 temos um circuito básico de aplicação com as equações para cálculo de componentes.

 

Figura 3
Figura 3

 

Na figura 4 temos uma aplicação em que o INA828 é usado como buffer para uma tensão de referência.

 

Figura 4
Figura 4

 

Temos na figura 5 uma aplicação para entrada de PLC com tensão de 10 V e saída de 4 mA a 20 mA. A impedância de entrada é de aproximadamente 100 k ohms e faixa de tensões de saída entre 0 V e 5 V.

 

Figura 5
Figura 5

 

No datasheet está detalhado todo o procedimento para cálculos deste e de outros circuitos.

O último circuitos que apresentamos é de uma interface RTD com 3 fios apresentando uma linearização linear. O circuito tem uma faixa de tensões de saída de 0 a 5 V.

 

Figura 6
Figura 6

 

As curvas de desempenho deste circuito estão no datasheet. Nele também encontramos exemplo de layout para a placa de circuito impresso.