NOSSAS REDES SOCIAIS -

Conheça o INA828 – Amplificador Operacional de Precisão (ART3951)

Lançado em janeiro de 2018, este amplificador operacional de baixa potência, baixo ruído e alta precisão da Texas Instruments encontra aplicações numa ampla faixa de circuitos. No nosso COM1829 demos o link párea sua compra na Mouser Electronics ( https://www.mouser.com/new/Texas-Instruments/ti-ina828-precision-amps/ ) e neste artigo damos algumas informações adicionais, inclusive circuitos, para este componente.

O circuito integrado INA828 da Texas Instruments, cujo datasheet completo pode ser acessado em http://www.ti.com/lit/ds/symlink/ina828.pdf  consiste num amplificador operacional de precisão e baixo consumo para aplicações em instrumentação. O ganho pode ser ajustado externamente entre 1 e 1000 com apenas um resistor externo.

A faixa de tensões de alimentação com fonte simples vai de 4,5 a 36 V O componente é fornecido em invólucro SOIC conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

Na figura 2 temos o diagrama interno simplificado

 

Figura 2
Figura 2

 

Outras características importantes são a baixa corrente de offset de apenas 50 uV (max) e baixo drift de apenas 5 ppm/oC para G=1.

O circuito é ainda estável com capacitâncias de saída até 1 nF e a corrente de alimentação de apenas 650 uA.

Tabelas com características elétricas, máximos absolutos além de gráficos de desempenho podem ser encontradas no datasheet.

Na figura 3 temos um circuito básico de aplicação com as equações para cálculo de componentes.

 

Figura 3
Figura 3

 

Na figura 4 temos uma aplicação em que o INA828 é usado como buffer para uma tensão de referência.

 

Figura 4
Figura 4

 

Temos na figura 5 uma aplicação para entrada de PLC com tensão de 10 V e saída de 4 mA a 20 mA. A impedância de entrada é de aproximadamente 100 k ohms e faixa de tensões de saída entre 0 V e 5 V.

 

Figura 5
Figura 5

 

No datasheet está detalhado todo o procedimento para cálculos deste e de outros circuitos.

O último circuitos que apresentamos é de uma interface RTD com 3 fios apresentando uma linearização linear. O circuito tem uma faixa de tensões de saída de 0 a 5 V.

 

Figura 6
Figura 6

 

As curvas de desempenho deste circuito estão no datasheet. Nele também encontramos exemplo de layout para a placa de circuito impresso.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Obedecer
é fácil obedecer quando se sonha em comandar. (Il est toujours facile dobéir, si lon rêve de commander.)
Sartre (Situações) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)