O amplificador operacional OPA838 da Texas Instruments tem uma corrente de apenas 1 mA e um ganho x faixa passante de 300 MHz, sendo do tipo com feedback de tensão. Veja neste artigo um pouco mais sobre este componente que pode ser melhor analisado pelo datasheet em: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/opa838.pdf  .

O OPA838 pode ser adquirido na Mouser Electronics pelo link: https://www.mouser.com/new/Texas-Instruments/ti-opa838-operational-amplifiers/ .

O ruído de entrada é muito baixa e a faixa de tensões de operação vai de 2,7 V a 5,4 Vcom uma corrente de consumo de 950 uA.

Na figura 1 temos uma aplicação típica como amplificador para foto-diodo.

 

Figura 1
Figura 1

 

As aplicações sugeridas pela Texas Instruments são desde amplificadores de transimpedância de baixa potência, etapas de baixo ruído e alto ganho, filtros, medidores ultrassônicos e com ADCs SAR.

O APA838 é fornecido em invólucros SOT23(6), SC70(5) e SC70(6). Na figura 2 temos as pinagens.

 

Figura 2
Figura 2

 

As tabelas com as características e máximos absolutos podem ser obtidas diretamente no datasheet acessível no link dado na introdução do artigo. Também podem ser consultado diversos gráficos com estas características apresentadas de uma forma dinâmica.

Na figura 3 temos um circuito comum de aplicação com fonte simples e acoplamento DC.

 

Figura 3
Figura 3

 

Uma etapa diferencial de alto-ganho é dada na figura 4.

 

Figura 4
Figura 4

 

Mais circuitos e cálculos para o desenvolvimento de projetos podem ser obtidos no datasheet.

O artigo é baseado em documentação de 2017 da própria Texas Instruments.