A Mouser Electronics disponibiliza um sensor de vibração que é considerado o menor em sua classe. Trata-se do D7S da Omron de que tratamos neste artigo.

O D7S é um sensor de vibração ou sensor sísmico de alta precisão indicado para aplicações IoT Os leitores interessados em ver informações completas podem acessar o datasheet em: https://www.mouser.com/ds/2/307/en-d7s-957666.pdf .

 

Figura 1
Figura 1

 

Uma característica que poucos conhecem que é associada a este tipo de sensor é a intensidade espectral ou SI (Spectral Intensity). A intensidade espectral é equivalente a magnitude da energia destrutiva causada pelo movimento sísmico em estruturas.

O valor da SI é a o valor médio do espectro de velocidade integrado, e é um índice que expressa a força destrutiva de um movimento sísmico o que está altamente correlacionado com os danos causados a estrutura. A fórmula que permite calcular o SI é:

 


 

 

Na figura 2 temos um gráfico que mostra a relação entre o SI e a escala de intensidade sísmica usada no Japão.

 

Figura 2
Figura 2

 

Sensores como o apresentado possibilitam a detecção de terremotos com grande precisão e baixo consumo de energia através do uso de sensores de aceleração de 3 eixos e um algoritmo apropriado que permitem calcular o valor SI.

Mas não é apenas na detecção de terremotos que este tipo de sensor encontra aplicações. Se bem que o exemplo dado tenha como base o Japão, que está sujeito a este tipo de fenômeno o D7S pode ser usado em outras aplicações tais como:

- Painéis de distribuição de energia

- Eletromésticos

- Fábricas

- Pontes

- Túneis

- Ferrovias

O dispositivo é alimentado por tensões de 2,1 a 5,5 V e consome 300 uA no processamento com apenas 90 uA no estado de espera.

Na figura 3 temos um circuito de aplicação.

 

Figura 3
Figura 3

 

Para adquirir o D7S através da Mouser Electronics acesse: https://www.mouser.com/ProductDetail/Omron-Electronics/D7S-A0001?qs=sGAEpiMZZMvEGZ0tfWSvRxrbGMI2TQTUodows%252bH0wAD5KrrtKiUE7w%3d%3d