No desenvolvimento de aplicações de robótica, automação, drones e mesmo doméstica e vestíveis, um detector a Laser que possa detectar obstáculos, gestos e medir distância é um produto de grande interesse.

O VL53L0X da STMicroelectronics é um produto importante a ser considerado. Este componente consiste num módulo totalmente integrado que contém um Laser infravermelho de 940 nm, um driver VCSEL e um sensor de distância com um microcontrolador avançado embutido.

Medindo apenas 4,4 x 2,4 x 1 mm ele pode medir com precisão distâncias até 2 metros. Na figura 1 temos o seu diagrama de blocos.

 

Figura 1 – diagrama de blocos
Figura 1 – diagrama de blocos

 

O datasheet completo deste componente, que pode ser adquirido na Mouser Electronics está em: http://br.mouser.com/pdfdocs/enDM00270461.pdf

Uma característica importante a ser considerada no projeto é que a distância medida independe da refletância do objeto e a operação normal ocorre mesmo em ambientes com alto nível de radiação infravermelha.

O sensor se comunica com um processador externo através de interface I2C e não necessita de nenhuma óptica adicional. A fonte de alimentação é simples com tensões e a detecção ocorre num intervalo de tempo menor do que 30 ms.

O dispositivo é baseado no princípio Time-of-Flight acoplado a um array SPAD (Sigle Photon Avalanche Diodos). A radiação é totalmente invisível ao olho humano.