O Site do Hardware Livre - OSHW

Conheça o STSPIN32FO Controlador de Motor sem Escovas da STlite (ART3891)

Aplicações de Internet das Coisas (IoT) como robôs domésticos, aspiradores de pós, secadores e purificadores de ar, drones, ferramentas, robôs educacionais e industriais e muitas outras aplicações usam motores de corrente contínua sem escovas ou BLDCs (Brushless DC Motors).

Para a correta operação desses motores é necessário usar um circuito de interfaceamento apropriado com a fonte de controle, normalmente um microcontrolador.

Lembramos que os motores são analógicos de potência e que o microcontrolador é digital daí a necessidade de interfaceamento apropriado.

Para esta finalidade de interfacear e controlar BLDCs muitas empresas dispõem de dispositivos apropriados como a STlite que tem o STSPIN32F0 cuja datasheet completo pode ser acessado em: http://www.mouser.com/ds/2/389/en.DM00330483-1021078.pdf

Uma das características importantes é que este controlador avançado possui embutido o microcontrolador (MCU) podendo operar com tensões de 8 a 45 V.

Trata-se portanto de um sistema completo num invólucro conforme mostra =o diagrama da figura 1.

 

Figura 1 – Sistema num invólucro único
Figura 1 – Sistema num invólucro único

 

O dispositivo tem uma fonte de 15 V com regulador linear e gate driver.

O invólucro é o SIP com a pinagem mostrada na figura 2. No datasheet são detalhadas as funções de todos os pinos.

 

Figura 2 – Invólucro
Figura 2 – Invólucro

 

Um exemplo de aplicação é dado na figura 3. Nele temos o controle de motor trifásico sem escovas com um sensor para feedback alimentando as entradas do amplificador de controle.

 

Figura 3 – Exemplo de aplicação
Figura 3 – Exemplo de aplicação

 

 

 

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Mês de Aniversário (OP182)

Este é um mês especial para nós. Completamos nosso nono ano de existência, com muito trabalho e ainda sem esgotar a vasta coleção de coisas que temos para levar aos nossos seguidores. São novos artigos, artigos antigos para serem recuperados, pois têm valor apenas histórico como didático, novos canais como os vídeos no Youtube, novos livros e uma grande programação de palestras e eventos.

 

Leia mais...

Ameaça
Enquanto se ameaça, descansa o ameaçado. (Mientras se amenaza, descansa el amenazado.)
Cervantes (1547 - 1616) - Persiles e Sigismunda - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)