O Site do Hardware Livre - OSHW

Aplicações do Regulador Chaveado ADP2441 daAnalog Devices (ART3890)

Necessitando de um regulador chaveado para tensões de entrada de 4,5 a 36 V e saída ajustável a partir de 0,6 V com uma corrente máxima de carga de 1 A uma boa sugestão para seu projeto é o ADP2441, disponível na Mouser Electronics .

O datasheet completo deste regulador está disponível em: http://br.mouser.com/ds/2/609/ADP2441-878896.pdf  (em inglês) com todas as informações necessárias a um projeto e que resumimos neste artigo.

Na figura 1 temos a configuração típica de circuito para este regulador cuja eficiência alcança 94%.

 

Figura 1 – Configuração típica
Figura 1 – Configuração típica

 

As aplicações sugeridas são pontos de carga, sistemas de distribuição de energia, fontes para controles industriais e conversão de tensão para linhas de 24 V, 12 V, 5 V e 3,3 V.

O ADP2441 opera em modo de frequência constante, modo de controle de corrente sincronizado, e regulador step-down dc-dc capaz de alimentar cargas com correntes de até 1 A.

A tensão de saída pode ser ajustada entre 0,9 V e 0,9 x Vin. A eficiência é obtida graças a um MOSFET de canal N de muito baixa resistência de condução.

A frequência de comutação pode ser ajustada entre 100 kHz e 1 MHz através de um resistor externo.

Para obter maior eficiência em condições de pequena carga o regulador opera com a redução de pulsos.

O ADP2441 é fornecido em invólucro LFCSP de 3 x 3 mm com 12 terminais, conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2 – Invólucro e pinagem
Figura 2 – Invólucro e pinagem

 

No datasheet temos recomendações sobre o uso do componente além das funções de todos os pinos. As curvas de desempenho também são fornecidas.

Temos a seguir os procedimentos para os cálculos dos componentes nas aplicações sugeridas.

A figura 3 mostra um circuito típico de aplicação para uma entrada de 24 V e uma saída de 5 V, operando na frequência de 700 kHz.

 

Figura 3 – Circuito de aplicação com os valores dos componentes
Figura 3 – Circuito de aplicação com os valores dos componentes

 

Outro circuito com uma entrada de 24 V e saída de 12 V operando em 600 kHz é mostrado na figura 4. Nele também temos os valores dos componentes e mais informações podem ser obtidas no datasheet no link neste artigo.

 

Figura 4 – Circuito com 24 V de entrada e 12 V de saída
Figura 4 – Circuito com 24 V de entrada e 12 V de saída

 

Diversos outros circuitos podem ser encontrados na documentação da Analog assim como recomendações para o layout da placa.

 

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Muito Trabalho (OP197)

   Estamos em setembro de 2018 e continuamos com nosso trabalho, realizando palestras, viagens, escrevendo artigos, livros e muito mais. Em nossas duas últimas palestras, uma na Uninove e a outra na ETEC Albert Einstein, ambas de São Paulo, pudemos constatar de forma bastante acentuada um fato importante , que constantemente salientamos em nosso site desde seu início. 

Leia mais...

Homem
O homem é uma fera domesticada por ela prípria.
(Lhommer est une bête féroce par elle-même apprivoisée.) Pierre Reverdy (1889 1960) O Livro do meu Bordo - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)