O Site do Hardware Livre - OSHW

Conheça o LM5145 Controlador Buck DC DC de 6 a 75 V (Texas) (COM1583)

Lançado recentemente (junho de 2017) este controlador Buck sincronizado DC-DC de 6 a 75 V possui recursos de ajuste do ciclo ativo, sendo indicado em aplicações como drives industriais de motores, câmeras, rádio remoto, PoE não isolada e muito mais. Neste artigo falamos um pouco mais deste componente e damos alguns circuitos de aplicação.

Os leitores interessados em aplicações mais completas podem acessar o datasheet completo em: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm5145.pdf 

O circuito integrado LM5145 da Texas Instruments foi desenvolvido para regular uma fonte de alta tensão de entrada ou linha de sinal sujeita a transientes de alta tensão, minimizando assim a necessidade de recursos de proteção adicionais.

O dispositivo permite a operação direta com linhas de 48 V e tem ainda a característica de manter o sistema em funcionamento mesmo quando a tensão de entrada cai para um valor tão baixo como 6 V.

A operação em PWM forçado (FPWM) elimina a variação de frequência para minimizar a EMI, além de usar um diodo de emulação que reduz o consumo de corrente.

A frequência de comutação até 1 MHz pode ser sincronizada por uma fonte de clock externo de modo a minimizar os efeitos da frequência de batimento em aplicações sensíveis a ruídos.

Na figura 1 temos o invólucro de 20 pinos deste componente.

 

Figura 1 – Invólucro
Figura 1 – Invólucro

 

Na figura 2 temos um circuito típico de aplicação com sua performance.

 

Circuito Típico
Circuito Típico

 

 

Aplicação típica com curvas de performance
Aplicação típica com curvas de performance

 

A faixa de tensões de operação de entrada vai de 6 a 75 V e acorrente de entrada típica é de 1,8 mA. A tensão de regulagem típica é de 7,5 V

Informações completa dos demais parâmetros de funcionamento podem ser obtidas no datasheet.

O diagrama de blocos deste componente é mostrado na figura abaixo.

 

Blocos funcionais
Blocos funcionais

 

Na figura a seguir temos um circuito de aplicação típico para uma tensão de entrada de 6 V a 75 V e tensões de saída de 12, 24, 48, 60 e 72 V.

 

Circuito completo de aplicação para entradas de 6 a 75 V
Circuito completo de aplicação para entradas de 6 a 75 V

 

No datasheet estão detalhados todos os procedimentos para cálculo dos valores dos componentes indicados em função das características desejadas para o circuito.

Também são dadas informações e circuitos adicionais para implementação de um projeto.

Finalmente, na figura 5 temos uma fonte completa de 48 V para 5 V com uma corrente de 20 A operando com corrente até 20 A.

 

Circuito de aplicação completo operando em 230 kHz
Circuito de aplicação completo operando em 230 kHz

 

Outros circuitos completos como uma fonte de 12 V x 10 A, com saída auxiliar para aplicações de RF, uma fonte de 150 W de 24 V para aplicações em drones e outras informações são dadas no datasheet.

Este circuito integrado também conta com módulo de avaliação. Tanto o LM5145 como o módulo de avaliação podem ser obtidos na Mouser em: http://www.mouser.com/new/Texas-Instruments/ti-lm5176-controller/ 

 

 

Opinião

Mês de trabalho e surpresas (OP173)

Continuamos com nosso trabalho, produzindo artigos, desenvolvendo atividades como a preparação de eventos, programando palestras para este e para o próximo ano e muito mais. Não paramos. Nosso site, e as versões em espanhol e inglês crescem em acessos e importância, o que nos leva a cada vez mais colocar novos artigos nestas mídias.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


Note
De noite os defeitos se ocultam.
Ovídio (43 a.C. 17 d.C.) Arte de Amar - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)