Lançados pela Maxim IC esses novos comparadores de tensão com dimensões ultra-reduzidas são ideais para aplicações móveis, equipamentos médicos portáteis, instrumentação, computadores e brinquedos. Dando um destaque especial, após anúncio de sua disponibilidade pela Mouser Electronics, falamos um pouco mais deste importante componente para seus projetos.

Quando tratamos de projetos alimentados por baterias em aplicações portáteis, sem dúvida uma das exigências mais importantes é o tamanho, seguido do baixo consumo e baixa tensão de operação.

Este novo componente da Maxim ICC, cujo datasheet completo pode ser acessado em: https://datasheets.maximintegrated.com/en/ds/MAX40002-MAX40005.pdf atende a estas características e possui outras que são importantes para um projeto com as características indicadas.

Medindo apenas 0,73 mm x 0,73 mm em invólucro SOT23 de 4 terminais (bump) e 5 terminais, conforme mostra a figura 1, ele pode ser alimentado por tensões de 1,7 a 5,5 V o que o torna aplicável a sistemas alimentados por tensões de 1,8, 2,5, 3 e 5,5 V.

 

   Figura 1 – Invólucros dos comparadores
Figura 1 – Invólucros dos comparadores

 

O MAX4000x é oferecido em várias versões, com saídas open-drain, push-up, entradas não inversores e entradas inversoras, conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2 – Configurações possíveis
Figura 2 – Configurações possíveis

 

Os comparadores possuem ainda referência internas de tensões com varias tensões, obtidas pré-ajustadas de fábrica. As tensões disponíveis são de 0,2 V, 0,5 V ou 1,222 V. Estas tensões são escolhidas no momento da compra.

É claro que o circuito também pode operar com uma referência externa de 1,7 ou 5,5 V, conforme a aplicação.

A corrente de operação é extremamente baixa, da ordem de 500 nA o que é de grande importância para prolongar a durabilidade da bateria.

Na figura 3 temos algumas curvas características de funcionamento que podem ser úteis para o leitor no momento da escolha do componente para seu projeto. Mais informações podem ser obtidas no datasheet completo disponível em: https://datasheets.maximintegrated.com/en/ds/MAX40002-MAX40005.pdf

 

Figura 3 – Curvas de funcionamento
Figura 3 – Curvas de funcionamento

 

Curvas importantes nos projetos, que atestam a capacidade de operação em termos de frequência dos sinais é a velocidade de resposta das saídas às transições do nível alto para o baixo e vice-versa, que são mostradas na figura 4.

 

Figura 4 – Curvas de resposta dos comparadores
Figura 4 – Curvas de resposta dos comparadores

 

 

Conclusão

Os coparadores de tensão da série MAX40002 – MAX40005 são extremamente pequenos, sendo ideais para aplicações compactas alimentadas por baixas tensões. O consumo é extremamente baixo o que os torna ideais para aplicações alimentadas por bateria, por aumentar sua vida útil.