Os leitores que nos visitaram no stand da Mouser Electronics na FIEE (Julho de 2017) viram a placa da Würth Elektronik em que terminais da alta corrente montados em uma placa de demonstração podiam suportar correntes de até 250 A. Se bem que tivéssemos explicado a muitos como isso era possível, muitas dúvidas ainda ficaram. Não prometemos, mas aqui está num pequeno artigo uma explicação de como essa tecnologia funciona.

 


 

 

Em documentação que pode ser acessada pelo site da Mouser que distribui os produtos da Wurth em http://www.mouser.com/pdfdocs/Wurth-REDCUBE-Application_Guide.pdf  o leitor pode ter algo mais sobre esta tecnologia, se dominar bem o inglês.

Mas, aqui vão as principais informações sobre como essas características de alta corrente e baixíssima resistência de contato podem ser obtidas.

A tecnologia dos terminais REDCUBE da Wurth são a solução mais confiável para contatos de alta corente em placas de circuito impresso. (veja mais em: www.we-online.com/redcube ).

Com a possibilidade de produtos para conexão board-to-board ou wire-to-board (placa-a-placa ou placa-fio) os conectores REDCUBE podem chegar a correntes de 500 A.

Na figura 1 temos a ideia básica da montagem desses conectores que, conforme o nome sugere são encaixados a frio na placa de circuito impresso através de pressão.

 

Figura 1 – Fixação simples por pressão
Figura 1 – Fixação simples por pressão

 

A fixação é extremamente eficiente, exigindo uma força de extração de 10 kg/pino e não há necessidade de solda. O grau de eficiência pode ser ainda avaliado pela obtenção de uma resistência de conexão de apenas 200 uOhm.

 

Figura 2 - Alta eficiência na fixação
Figura 2 - Alta eficiência na fixação

 

O processo de fixação ocorre da seguinte maneira: quando se pressiona o componente na placa, os pinos entram nos furos galvanizados produzindo uma junção a frio entre os materiais.

O resultado é uma conexão muito forte com resistência de contato muito baixo, o que possibilita a operação com correntes muito intensas.

Na figura 3 temos um exemplo de um conector extremamente compacto que pode operar com correntes até 120 A.

 

Figura 3 – Exemplo de conector de 120 A
Figura 3 – Exemplo de conector de 120 A

 

Como não é utilizada solda comum, a resistência ao calor é elevada, chegando aos +125º C e, além disso, temos a vantagem de não se necessitar de nenhum recurso adicional para a fixação como, por exemplo, parafusos.

Outra tecnologia importante da Würt para conectores de alta corrente dentro da mesma família é a REDCUBE SMD & THR de que trataremos em outro artigo.