O MHM305 da Murata é um novo componente que gera íons negativos e também ozônio para aplicações em purificação do ar, desodorização e esterilização. O dispositivo compacto é alimentado por uma tensão de apenas 12 V podendo ser usado numa grande quantidade de novos produtos para aplicações médicas, domésticas e outras. O novo componente pode ser adquirido na Mouser em http://br.mouser.com/search/refine.aspx?Ntk=P_MarCom&Ntt=154166207  .

O novo dispositivo da Murata gera tipicamente 20 000 000 de ions negativos por segundo e 0,9 mg de ozônio por hora. Outro dispositivo que gera apenas íons é o MHM305 abordado no artigo MA106.

 


 

 

Esse novo componente, muito compacto é alimentado por uma tensão de 12 V e sua corrente de consumo é de apenas 50 mA tipicamente, com um máximo de 130 mA.

Além das entradas de alimentação, num circuito típico mostrado na figura 1, o dispositivo conta ainda com uma entrada de monitoramento para ser usada com microcontroladores e circuitos de controle, com uma tensão de 1,5 V.

 


 

 

O MAM306 é apresentado em três versões que apenas diferem em relação ao comprimento dos terminais de ligação.

Na figura 1 o circuito de controle pode ser simples, por exemplo, um timer ou ainda mais complexo usando os recursos do monitoramento, por exemplo, usando um microcontrolador.

Nas figuras 2 e 3 mostramos o modo de se medir a ionização e a quantidade de ozônio gerado pelo dispositivo.

 


 

 

 


 

 

Para gerar quantidades maiores de íons e de ozônio, diversos dispositivos podem ser ligados em paralelo.

No site temos diversos artigos que tratam dos efeitos de ionização ambiente e da ozonização sobre a saúde e o meio ambiente. Alguns deles são: ART2146 – Gerador de íons negativos, MA088 – Estado de espírito e Íons, MA077 – A Eletrônica e a Nossa Saúde, além de outros.