Uma das aplicações mais comuns nos vestíveis é a inclusão de sistemas de monitoramento das funções biológicas, por exemplo, o batimento cardíaco. Tanto nas aplicações médicas, como as que envolvem exercícios físicos ou mesmo atividades normais, o monitoramento dos batimentos pode ser grande importância para determinação de ações dos diversos circuitos inteligentes que incorporam um vestível. A Maxim está disponibilizando para esta finalidade o MAX30102, um Oxímetro de Pulso e um sensor de batimento cardíaco que permitem o desenvolvimento de projetos de monitoramento cardíaco. Veja como fazer isso neste artigo, usando o projeto de referência MAXREFDES117 disponível na MOUSER ELECTRONICS.

A Mouser Electronics está fornecendo o kit de desenvolvimento para um monitor de batimentos cardíacos baseado no MAX3012 um oxímetro de pulso e monitor de batimentos cardíacos que inclui LEDs e foto-detetores internos além de uma eletrônica de baixo ruído, apropriada à rejeição de luz ambiente.

Na figura 1 temos o diagrama do sistema.

 

Figura 1 – Diagrama do sistema
Figura 1 – Diagrama do sistema

 

O circuito integrado mede apenas 5,6 mm x 3,3 mm x 1,55 mm e tem invólucro com cobertura de vidro de 14 pinos. A alimentação é feita com fonte simples de 1,8 V.

O princípio de funcionamento é refletivo onde um LED emissor é usado para enviar sinais luminosos que são modulados pela variação de reflexão causada pelos batimentos cardíacos.

Para se obter um projeto completo, por exemplo, usando um Arduino é muito simples, como mostramos na figura 2 em que temos o kit de desenvolvimento.

 

Figura 2 – Estrutura de um projeto
Figura 2 – Estrutura de um projeto

 

Este é o diagrama básico do kit de desenvolvimento oferecido pela Mouser Electronics, cujo aspecto é mostrado na figura 3.

 

 

Figura 3 – O kit de desenvolvimento
Figura 3 – O kit de desenvolvimento

 

A alimentação pode ser feita por tensões de 2 V a 5,5 V e a interface é do tipo I2C ou USB.

Veja que a placa já inclui o conversor step-down (redutor) para alimentação obtida a partir do próprio Arduino ou outro microcontrolador. Dessa forma, o projetista não precisa se preocupar em projetar uma fonte separada para o circuito sensor, pois ela já está disponível na placa.

A placa mede apenas 12,7 x 12,7 mm e no site da Mouser pode ser baixada toda informação técnica adicional para se entender como usar o produto. O link é:

 

Saiba mais sobre este componente clicando aqui

 

No mesmo endereço da internet pode ser acessa ainda vasta literatura de suporte como esquema, na lista de material, layout da placa de circuito impresso.

Também podem ser acessados arquivos sobre o firmware do Arduino e muito mais.

Enfim, com o kit de desenvolvimento da Maxim, a utilização de microcontroladores como o Arduino e a disponibilidade de consulta a vasta documentação disponível no site da Mouser Electronics, seu projeto de vestível com recursos de monitoramento de batimentos cardíacos pode ser desenvolvido com facilidade.