Texas Instruments lança novo sensor Luz-Digital com Funcionalidade de Medidor de Potência Óptica (COM1251)

Sensores ópticos com saídas digitais são empregados numa ampla variedade de produtos que vão desde sistemas de detecção para aplicações em segurança, IoT, controles de iluminação, tablets e muito mais. Veja neste artigo como usar o novo sensor da Texas que pode ser encontrado na MOUSER ELECTRONICS.

Foto-diodos e foto-resistores comuns não são o suficiente para se obter um bom circuito para aplicações sofisticadas, normalmente aplicadas a microcontroladores e outros recursos digitais.

A saída digital é fundamental e nem sempre o interfaceamento do sensor com os processadores que fornecem essas saídas é feito de maneira simples.

Com a finalidade de oferecer o sensor já acoplado a uma interface digital casada que melhora as características mais importantes como a gama de iluminação sensoriada, faixa dinâmica, etc., a Texas Instruments lançou o OPT3002, com o diagrama funcional mostrado na figura 1.

 

Figura 1 – Diagrama funcional do OPT3002
Figura 1 – Diagrama funcional do OPT3002

 

Oferecendo maior performance, o sensor digital totalmente integrado OPT3002 da Texas Instruments com um circuito de saída digital integrador oferece a funcionalidade de um medidor óptico de potência dentro de um simples e pequeno dispositivo.

Com uma faixa espectral ampla, ele é flexível e automatizado podendo realizar medições numa faixa dinâmica efetiva de 23 bits e um software simplificado e configuração de ajuste, este sensor óptico de baixa potência é ideal para uso em sistemas ópticos espectrais que requerem a detecção de vários comprimentos de onda, tais como os sistemas de diagnóstico com base óptica, ou mesmo que um sistema de acionamento operado por bateria.

Na figura 2 temos a resposta espectral desse sensor.

 


 

 

Conforme podemos ver, o novo sensor responde a comprimentos de onda de 300 nm a 1 000 nm e, além disso, possui um ajuste de plena escala embutido o que leva a uma escala dinâmica de 1,2 nW/cm2 a 10 mW/cm2 sem a necessidade de seleção manual dos fundo de escala das faixas.

Esta funcionalidade embutida permite que o dispositivo capture luz numa faixa dinâmica efetiva de 23 bits, o que resulta em efeitos compensados para a corrente no escuro e variações de temperatura. Na figura 3 temos os casamentos obtidos para as 7 escalas obtidas desta forma.

 

Figura 3 – Casamento dos fundo de escalas (7 escalas mais baixas)
Figura 3 – Casamento dos fundo de escalas (7 escalas mais baixas)

 

Ele faz a captura das medidas tanto de forma contínua como no modo de pulso único. O sensor óptico mede a luz ambiente e envia as leituras de potência óptica diretamente através de sua interface serial de dois fios compatível I2C e SMBUS.

O pino de interrupção permite que o resultado de medida seja sumarizado com um pino digital. Com um consumo plenamente operacional tão baixo como 0,8 uW a 0,8 SPS e alimentação de 1,8 V, o sensor OPT3002 pode ser incorporado a aplicações baseadas em redes amplas de sensores de baixo consumo, incluindo sistemas de detecção de segurança, sistemas de ativação de circuitos, instrumentação médica e científica, controle de iluminação, computadores notebooks e tablets e automação residencial.

 

Destaques-Chave

Amplo espectro óptico: 300nm a 1000nm

Ajuste de plena escala automático - recurso simplifica Software e Configuração

Níveis de Medição

o 1.2nW / cm2 a 10 mW / cm2

Faixa dinâmica eficaz com ganho automático Variando

12, configurações de alcance da escala binária

o 0,2% (típico) casamento entre gamas

Baixa Corrente de funcionamento: 1.8?A (típico)

Temperatura de funcionamento: -40 ° C a + 85 ° C

Ffaixa de tensões de alimentação: 1.6V a 3.6V

5.5V Tolerant I / O

Sistema de interrupção flexível

Fator de forma pequeno: 2,0 milímetros × 2,0 milímetros × 0,65 milímetros

 

Este circuito integrado também dispõe de um módulo de avaliação. Para adquirir o componente ou o modo de avaliação visite: Mouser.com em br.mouser.com/ti-opt3002-sensor.

 

Figura 4 – O módulo de avaliação
Figura 4 – O módulo de avaliação

 


Esgotar
Sempre que alguém quer esgotar um assunto, esgota a paciência do leitor.
Oscar Wilde (1864 1900) citado por Guilherme Figueiredo - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)