O Site do Hardware Livre - OSHW

Fim dos Limpadores de Pára-Brisas (NT015)

Apesar de toda a tecnologia eletrônica dos carros modernos, substituindo uma grande quantidade de partes mecânicas por sistemas eletrônicos, o velho limpador depara-brisas ainda não encontrou uma solução alternativa.

Ainda temos de aturar o movimento de vai e vem barulhento e desagradável das palhetas varrendo o vidro por quanto tempo?

Parece que uma solução já está chegando com recentes estudos da McLaren feitos pelo engenheiro Frank Spephenson, utilizando ondas ultrassônicas. É desta solução que trataremos agora em 2014, quando o sistema ainda está em estudo.

Lembramos apenas os efeitos dos ultrassons em sistemas de limpeza de jóias, pelas e objetos pequenos, aproveitando um efeito interessante denominado cavitação.

Quando um líquido (água com produto de limpeza, por exemplo) entra em contato com um objeto que vibra numa frequência ultrassônica, foram-se nas cavidades bolhas microscópicas de ar que expulsam a sujeira.

Por outro lado, se uma gota de água cai numa superfície que vibra numa frequência ultrassônica ela é comprimida pelas ondas e ao expandir “explode” vaporizando, conforme mostra a figura1.

 

Figura 1 – As gotas de chuva vaporizam numa explosão quando batem num pára-brisas energizado com ultrassons
Figura 1 – As gotas de chuva vaporizam numa explosão quando batem num pára-brisas energizado com ultrassons

 

Este é o princípio de funcionamento do sistema em teste. O pára-brisas seria um transdutor ultrassônico energizado com potência suficiente para vaporizar as gotas de água que caem sobre ele, durante uma chuva.

Esse sistema também evitaria a condensação que ocorre quando o vidro embaça pela umidade. Esperamos que o sistema esteja disponível em breve em todos os carros.

 

   McLaren com sistema de limpa pára-brisas ultrassônico
McLaren com sistema de limpa pára-brisas ultrassônico

 

 

Artigos Relacionados

Opinião

Mudanças e Eventos (OP174)

Os internautas que navegam de forma mais frequente em nosso site devem estar notando as mudanças. Uma nova apresentação, uma nova organização do conteúdo e muito mais. Muitas coisas novas estarão sendo levadas a todos que nos acessam. Depois de vários anos apenas inserindo conteúdo, sua quantidade aumentou muito e muitas coisas mudaram em termos de tecnologia de internet. Temos de acompanhar.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


Falar em Nome de Outros
Desconfie dos que falam em nome de outros.
Newton C. Braga - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)