Projetos

Os muitos métodos de se comunicar com submarinos

https://hackaday.com/2020/07/15/the-many-methods-of-communicating-with-submarines/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse excelente artigo mostra o que nós exploramos tão pouco: os mares. A comunicação subaquática é particularmente desafiadora, uma vez que as propriedades da água do mar confundem os esforços para ser utilizada como meio de comunicação. Por mais desafiador que seja, a comunicação subaquática é possível e, neste artigo, daremos uma olhada em algumas modalidades que tornaram possível a operação submarina e uma nova tecnologia que pode apenas estender a Internet abaixo das ondas.


 

Detectando os sintomas da COVID-19 com werable e AI

https://hackaday.com/2020/07/11/detect-covid-19-symptoms-using-wearable-device-and-ai/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Um novo estudo da Universidade de West Virginia usa um dispositivo vestível e inteligência artificial para prever COVID-19 com até 3 dias de antecedência dos primeiros sintomas. O estudo foi um empreendimento envolvendo mais de 100 profissionais de saúde e funcionários da linha de frente de Nova Iorque, Filadélfia, Nashville e outros pontos críticos de COVID-19 nos Estados Unidos.


 

 

Mouse moderno em computação antiga

https://hackaday.com/2020/07/14/modern-mice-on-old-computers/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Colocar hardware retrô em funcionamento as vezes é uma verdadeira façanha. A quantidade de esforço aumenta proporcionalmente com a idade do hardware. Pensando nisso algumas pessoas montaram o projeto MouSTer para ajudá-lo a conectar um hardware USB moderno em computadores antigos.


 

 

Tecnologia e Cultura

Placas de Ethernet se tornam menores

https://hackaday.com/2020/07/23/tiny-ethernet-switch-gets-even-smaller/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

À medida que o projeto fica mais complexo, algum tipo de rede de comunicação interma costuma ser utilizada para que módulos e sensores possam comunicar-se entre si. Caso você dependa de velocidade provavelmente terá que partir para um dispositivo de rede. O SwitchBox Nano é uma placa ethernet 10/100 de 3 portas que cabe numa PCB de uma polegada.


 

 

Máquina SmallTalk no Raspberry Pi

https://hackaday.com/2020/07/12/making-smalltalk-on-a-raspberry-pi/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Hoje você não pensa muito acerca de programação orientada a objetos. Mas décadas atrás, era uma tecnologia estranha e obscura. mbora existam várias linguagens que levaram às ferramentas orientadas a objetos atuais que usamos hoje, uma das mais influentes foi a linguagem Smalltalk do Xerox PARC. Foi portado um código em C++ de SmallTalk para Raspberry pi e conseguiram reproduzir uma máquina muito parecida com a da XEROX PARC nos anos 70!

 

Será que 2020 será o ano do Rust no Kernel do Linux?

https://hackaday.com/2020/07/15/will-2020-be-the-year-of-rust-in-the-linux-kernel/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Rust é uma linguagem nova que superou a primeira etapa do entusiasmo. Atualmente Nick Desaulniers deu o pontapé inicial e a colocou dentro do kernel do linux. Nada está acontecendo, ele está fazendo apenas um teste para levar a ideia a uma conferência de desenvolvimento de kernel. Ideias não faltam, mas será que o Rust ira cruzar barreiras?


 

Extras

5 dicas para gerenciar a baixa performance remotamente

https://hbr.org/2020/07/5-tips-for-managing-an-underperformer-remotely 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse artigo aborda um gerenciamento de baixa performance e oferece algumas dicas de como aumentar a produtividade de forma remota. A adaptação em virtude da pandemia é um adicional que levou muitas pessoas ao home office. Para quem gerencia, ou se você faz auto-gerenciamento, fica uma nova forma de como produzir mais.

 

App da Semana – RaspController

https://play.google.com/store/apps/details?id=it.Ettore.raspcontroller 

 


 

 

O aplicativo RaspController permite gerenciar facilmente seu Raspberry Pi remotamente. Agora é possível arquivar, controlar as portas GPIO, enviar comandos diretamente pelo terminal, visualizar imagens de uma câmera conectada e obter dados de diferentes sensores. Finalmente, diagramas de fiação, pinos e várias informações estão disponíveis para o uso correto do Raspberry Pi.


 

Leitura da Semana

The age of agile

https://amzn.to/2Dt4j4k 

 


 

 

Uma revolução comercial imparável está em andamento - e é ágil. Provocando melhorias dramáticas na qualidade, inovação e velocidade de colocação no mercado, o movimento Agile ajudou empresas grandes e pequenas a aprender a conectar todos e tudo. . . Com a rápida evolução das necessidades e da tecnologia dos consumidores, que estão sendo atualizadas mais rapidamente do que nunca, as empresas estão reconhecendo a vital importância da adaptação. E adapte-se rapidamente. O movimento Agile permite que uma equipe, unidade ou empresa aclimate e atualize agilmente produtos e serviços para atender a essas necessidades em constante mudança. Recheada de exemplos de todos os setores, a Age of Agile ajuda os leitores a: • Dominar as três leis do Gerenciamento Ágil (equipe , cliente, rede) • Adote a nova mentalidade • Supere restrições • Empregue métricas significativas • Torne a organização inteira ágil • E muito mais! As empresas não precisam nascer ágeis. Com as fórmulas inovadoras apresentadas neste livro, até gigantes globais podem aprender a agir de maneira empreendedora. O futuro da sua empresa pode depender disso!