Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

 

Crowfunding de um telefone modular com tecnologia em ESP32

https://www.hackster.io/news/crowdfunding-an-esp32-based-phone-6dff21a4af1c 


| Clique na imagem para ampliar |

 

O WiPhone é um projeto de um celular baseado em ESP32 para VoIP. Medindo 120 por 50 por 12 mm, e pesando somente 80 g ele pode ser encontrado em duas versões. A primeira com um case de policarbonato e a mais sofisticada com um case de alumínio anodizado.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Com o princípio de ser feito para makers e hackers, o WiPhone pode vir ainda com um bônus: uma placa de prototipação para que você faça seus próprios hacks! Confira no video abaixo a demonstração do WiPhone.

Video 1 - https://youtu.be/uezC7vrs-7Q 

 

 

Campainha eletrônica inteligente

https://www.hackster.io/chgp/smart-doorbell-a36d4e 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse projeto, embora não seja simples, possui uma excelente ideia. Ao pressionar o botão de campainha é iniciado um livestream. Você poderia atender, na teoria, sua campainha de qualquer lugar que possui internet. Utilizando duas raspberry pi zero, uma rede com wifi, um botão e uma placa com saida de som, um evento em mqtt é disparado para um software que faz a comunicação entre quem toca e quem atende. Confira no video abaixo uma demonstração.

Video 1 - https://youtu.be/kSxJwWPEe6g

 

 

Anitrack - monitoramento de animais

https://project.seeedstudio.com/318942/anitrack-d29086 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Para quem tem um animal de estimação, sabe a dor de cabeça que é encontrá-lo quando ele se perde. Pensando nisso foi inventado o anitrack! Utilizando um STM32, Sigfox GPS, Oximetro e uma bateria LiPo o anitrack faz o rastreamento do seu Pet com o menor consumo possível de bateria para que você tenha tempo suficiente de encontrá-lo caso ele se perca. Como um bônus o autor do projeto ainda adicionou uma célula solar para carregamento, aumentando ainda mais a vida útil da bateria.

Video 1 - https://youtu.be/WcCAytXNB1c 

 

 

Tecnologia e Cultura

Water Cooling numa calculadora TI84

https://hackaday.com/2020/06/16/overclocking-and-watercooling-the-ti-84-just-cause 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

A calculadora TI-84 é uma calculadora clássica. Mexer na calculadora é levado a sério por várias pessoas no mundo. Pensando nisso o pessoal da Linux Tech tips resolveu fazer um overclocking utilizando resfriamento a base de água.

O circuito de clock da TI-84 é um simples circuito RC. Alterando o valor do resistor você modifica a frequencia de clock. Um aumento simples de 10MHz faz com que a calculadora opere a 26Mhz. Sem uma medição precisa da CPU, é difícil dizer se a calculadora com refrigeração a água é justificada. Independente disso o resultado ficou muito bom.

Video 1 - https://youtu.be/l06PlYNShpQ 

 

 

Dispositivo wearable para prevenção de SUDEP

https://hackaday.com/2020/06/22/wearable-device-for-preventing-sudep-sudden-unexpected-death-in-epilepsy/ 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Epilepsia é um distúrbio neurológico caracterizado pela ocorrência de convulsões. A epilepsia geralmente pode impedir que os pacientes tenham uma vida normal, pois é quase impossível prever quando ela ocorrerá. A imprevisibilidade torna tarefas como dirigir extremamente perigosas. Um dos desafios é que a epilepsia é uma condição ainda não muito bem compreendida.

A Neurava , uma startup, pretende mudar esse fato. A Neurava está desenvolvendo um dispositivo wearable para o pescoço que registra os principais sinais biológicos relacionados a epilepsia. O dispositivo além disso, envia sinais para o médico e paciente, conseguindo manter uma telemetria para monitorar os eventos e saber, por exemplo, se um possível tratamento está sendo eficaz.

 

 

Colocando os satelites open source em outro patamar

https://hackaday.com/2020/06/21/help-thrust-open-source-satellites-to-the-next-level/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Para colocar um satélite em órbita satisfatoriamente, é necessário não apenas pegar carona em um foguete, mas também colocá-lo na órbita certa para tarefa. E uma vez lá, mantê-lo lá. Com bilhões de dólares em investimentos, ao longo de décadas de engenharia, as agências espaciais e os construtores comerciais de satélites resolveram esses problemas há muito tempo, mas replicar esses sucessos para microsatélites de código aberto ainda representa um enorme desafio.

Uma pessoa que trabalha neste campo é Michael Bretti, que faz um ótimo trabalho com um orçamento enxuto na área de propulsores elétricos de código aberto para microsatélites. Ele precisa de ajuda para financiar um crowfunding para desenvolver um equipamento.

Como parte dos seus testes, ele possui uma câmara de vácuo, e quando coloca o propulsor dentro dela, precisa criar um vácuo similar ao espacial. A página dele no site GoFundMe (https://perens.com/static/AppliedIon/) tem um objetivo modesto de apenas 4200 dólares. Ao apoiá-lo, você ajudará a pequena comunidade de satélite muito mais ampla a produzir artefatos que continuarão dando frutos por anos.

 

 

Extras

SimulIDE - Software para simulação eletrônica

https://www.simulide.com/p/home.html 

O SimulIDE é um simulador de circuito eletrônico simples em tempo real, destinado a amadores ou estudantes para aprender e experimentar circuitos eletrônicos simples e microcontroladores, suportando PIC, AVR e Arduino. Este não é um simulador preciso para análise de circuitos, ele tem como objetivo ser rápido, simples e fácil de usar, o que significa modelos eletrônicos simples e pouco precisos e recursos limitados. Simplicidade e facilidade de uso são os principais recursos deste simulador. Você pode criar, simular e interagir com seus circuitos em questão de minutos, basta arrastar os componentes da lista, soltar no circuito, conectá-los e pressionar o botão liga / desliga para ver como funciona.

 

Livro da Semana

Gödel, Escher e Bach - um entrelaçamento de mentes brilhantes

https://amzn.to/3fPmS0E 

Esse é um dos livro importante para entender profundamente matemática discreta. Embora não seja simples e fácil de ler e executar os escritos, a história contada neste livro é uma obra de arte. Vale o tempo necessário para lê-lo juntamente com o conhecimento a ser adquirido. Boa Leitura!