Marcos de Lima

Marcos de Lima Carlos - Técnico em Eletrônica pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (2000) e Analistas de Sistemas formado pelo IFSP - Campus Guarulhos (2012). Além disso, filósofo e matemático amador, curioso e com espírito renascentista atuando na área de desenvolvimento de sistemas há mais de 15 anos em diversas linguagens de programação: C, C++, ASM (microcontroladores PIC), Java, entre outros.

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3646461294077234

Projetos

Esqueça a impressão de rótulos, por que não gravar direto na garrafa!

https://hackaday.com/2019/11/02/forget-printing-labels-for-your-bathtubhooch-why-not-engrave-the-bottle/ 

 


 

 

Esse projeto do [hack-a-day.io] é simplesmente uma pérola. O autor faz uma CNC simples para executar gravação de rótulos de vinho em garrafas de vidro.

Há outro projeto de uma micro CNC de madeira dentro do site chamada [EggBot] que grava com uma CNC com caneta em ovos! O eixo Z simplesmente gira a garrafa enquanto o XY faz a gravação. O mecanismo em si é simples mas o resultado... é lindo!

E não é que as garrafas de vinho ficaram estilosas! Precisamos só saber se o vinho é bom!

 

[Video - Gravação de Garrafas de vinho](https://www.youtube.com/watch?v=2RmpXTGSBXw)

 

 

 

Medidor de qualidade de ar com arduino

https://www.electronicslab.com/project/arduino-air-quality-meter/ 

O interessante desse projeto é que ele é feito com arduino, um módulo simples de LCD gráfico e um BME680. Tudo isso alimentado por uma bateria de LiPo!

 

 


 

 

Uma das características do módulo BME80 é que ele faz as seguintes tarefas:

- Temperatura, Humidade, Pressão e Altitude

- Medição de Compostos Orgânicos Voláteis (explicarei mais abaixo isso)

- Tensão de entrada em 3V3 ou 5V

- Comunicação SPI ou I2C

- Transferência de dados com 5V ou 3V3

 

Compostos Orgânicos Voláteis incluem os seguintes compostos para medir a qualidade do ar:

- Benzeno (comunmente encontrado em cigarros, tintas gasolina e é classificado como cancerígeno pelo CDC)

- Formaldeído (encontrado em muitas colas, resinas, espumas, compensados e cigarros. Tem sido associado a câncer no cérebro, leucemia e é um dos 10 principais alérgenos)

- Estireno (neurotóxico e carcinógeno com cheiro doce encontrados em muitos plásticos, com altos níveis de concentração em isopor)

 

Esse é um medidor simples, portátil e fácil de construir.

 

Controle de Bluetooth no Chrome

https://hackaday.com/2019/10/17/bluetooth-control-with-chrome/ 

Colocar um app para constrolar o bluetooth do seu projeto em arduíno é sempre a parte chata do projeto, certo? Não para Kevin Darrah! Ele colocou o Google Chrome para fazer a parte pesada do projeto e usa o dispositivo Bluetooth como se fosse um item do google chrome.

 


 

 

No video abaixo a solução completa de como ele fez isso. Há outras maneiras, porém essa é particulamente interessante por ser simples e funcional.

 

[Video 3 - Chrome + Bluetooth](https://www.youtube.com/watch?v=w_mRj5IlVpg)

 

 

 


 

 

Tecnologia

 

Arquitetura ARM permite instruções customizadas

https://hackaday.com/2019/10/23/arm-allows-custom-instructions/

 


 

 

Em resposta ao grande avaço da arquitetura RISC-V, que é concorrente direta da ARM, eles anunciaram recentemente que permitiriam que os fornecedores criassem suas próprias instruções caso desejassem. Esse avanço específico vale para os ARMs v8-M.

Embora isso seja uma grande notícia, principalmente pra quem deseja personalizar o chip com seu software a ARM não explica como isso é feito embora eles tenham soltado um [white paper] sobre isso. Estamos no aguardo de cenas dos próximos capítulos.

 

Algoritmo para diminuir o viés dos sistemas de AI

https://hackaday.com/2019/10/21/an-algorithm-for-de-biasing-ai-systems/ 

Um dos grandes problemas de Machine Learning e AI é que se você os alimentar com dados tendenciosos ele cria um algoritmo de classificação e passa a aprender de forma tendenciosa.

Um grupo do MIT está trabalhando no processo de diminuição de viés desses tipos de dados. Existem algumas técnicas utilizadas atualmente para melhorar isso, porém elas estão longe de ser e?cientes a ponto de não tornar o aprendizado tendencioso. Uma das massas de dados que mais sofre com viés é a área de reconhecimento facial. Os testes dos pesquisadores mostraram que o algoritmo minimizou mais 60% em comparação com outros modelos de detecção facial, mantendo a mesma precisão da detecção. Segundo os pesquisadores do MIT a solução proposta por eles pode ser utilizada na área de segurança, aplicação da lei e em outros domínios além da detecção facial.

 

 

Combinação de drogas reverte sensibilidade a sons

http://news.mit.edu/2019/autism-hypersensitivity-noise-drug-1021 

 


 

 

 

Pessoas com autismo geralmente experimentam hipersensibilidade ao ruido e outras informações sensoriais. Os neurocientistas do MIT identificaram dois circuitos cerebrais que ajudam a desviar essas informações e reverteram essa hipersensibilidade em ratos.

Um dos circuitos identificados pelos pesquisadores está envolvido na filtragem de ruído, enquanto o outro exerce controle de cima para baixo, permitindo que o cérebro mude sua atenção entre diferentes entradas sensoriais.

Os pesquisadores mostraram que restaurar a função de ambos os circuitos funcionava muito melhor do que tratar os dois circuitos isoladamente. Isso demonstra os benefícios do mapeamento e direcionamento de múltiplos circuitos envolvidos em distúrbios neurológicos, diz Michael Halassa, professor assistente de ciências do cérebro e cognitivas e membro do Instituto McGovern de Pesquisa do Cérebro do MIT.