NOSSAS REDES SOCIAIS -

Mais negro que o negro (NT047)

Já temos explicado em nossos artigos que não é possível obter uma temperatura menor que o zero absoluto, pois não existe movimento mais lento que o parado. Temperatura é o movimento das partículas e o zero absoluto ocorre quando elas deixam de vibrar.

Para as cores, a ausência de qualquer cor é o negro. Assim, um corpo negro é aquele que absorve todos os comprimentos de onda e não havendo luz para refletir ele se nos aparece como negro. É o que ocorre com os buracos negros.

Não podemos “fotografar” um buraco negro, pois ele não emite luz para sensibilizar os sensores de uma câmera ou um filme, se pensarmos na antiga tecnologia das fotos.

O que nos permite detectar um buraco negro não é a luz que ele emite, mas sim a luz que os corpos que são atraídos emitem excitados por sua atração. É claro que não estamos discutindo recentes teorias que mostram que, diferentemente do que se pensavam antes, existem sim, alguns tipos de radiação que podem escapar de um buraco negro.

Na natureza não podemos dizer que existe um corpo negro perfeito além dos buracos negros. Aquilo que ainda pensamos ser negro refle um pouco de luz e isso nos permite vê-los.

Mas feitas essas considerações, podemos passar ao mais recente descoberta feita por pesquisadores do MIT. Segundo anunciado agora (setembro de 2019) eles conseguiram desenvolver um material tão negro que ele pode fazer com praticamente nenhuma luz seja refletida e ele não possa ser visto.

O que os pesquisadores imaginam é que um objeto revestido ou feito com esse material se torna invisível. O material descoberto é 10 vezes mais negro que o mais negro dos materiais conhecidos.

O material feito de nanotubos de carbono (CNT) absorve 99,96% da luz incidente, mas que pode chegar a 99,99%.

Numa exposição na Bolsa de Valores de New York, o co-autor do estudo Prof. Brian Warkle cobriu um diamante de 2 milhões de dólares com o revestimento negro de ele simplesmente desapareceu, conforme mostram as fotos do MIT.

 

Imagem do MIT
Imagem do MIT

 

 

Na foto o diamante sem o revestimento e com o revestimento.

Evidentemente pode-se imaginar muitas aplicações para este tipo de material, indo desde roupas invisíveis até aplicações militares. Mas, ainda está em teste.

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mais novidades para 2020

Começamos o ano com força total. Além de novos artigos todos os dias no site, temos muitas novidades para aqueles que nos acompanham. Vídeos e podcasts com assuntos relevantes que podem ensinar muito sobre eletrônica e levar novidades aos makers, professores e inovadores que estão a procura de ideias temos dois livros para vocês.

 

Leia mais...

Patriota
Não existem patriotas em filas do INPS.
Luis Fernando Veríssimo (1936) - A Grande Mulher Nua - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)