As novas tecnologias não têm nenhum impedimento para deixar de entrar em todos os ramos da atividade humana. Em diversos artigos já tratamos de medicina, agricultura, no dia a dia e muito mais. Assim, é de se prever que na industria automotiva todas as novas tecnologias encontram um amplo campo para sua implantação com a criação de produtos os mais fantásticos. Em artigo para a Mouser Electronics, que comentamos a seguir Sylvie Barak mostra como as impressoras 3D vão revolucionar a industria automotiva.

Em artigo publicado pela Mouser Electronics em http://br.mouser.com/applications/3d-printing-change-auto-design/  Sylvie Barak descreve as tendências do uso das impressas 3D na indústria automotiva, se bem que já possamos ir além prevendo o mesmo para as impressoras 4D.

Segundo um estudo da Harvard passamos em média 101 minutos por dia na direção de nossos carros, o que significa um tempo médio de 37 935 horas dirigindo ao longo de nossas vidas.

O pior é que, segundo este estudo, queima-se durante a vida mais gasolina do que custa o carro que usamos.

De uma forma mais ampla, o carro consiste num dos ambientes em que mais ficamos, o que justifica em muitos casos o que gastamos em decoração do veículo como capas de direção, capas para os bancos, acessórios e muito mais.

Levando em conta isso, a existência de impressoras 3D que possam manusear cada vez mais materiais diferentes e de tamanhos cada vez maiores pode levar a industria automobilística a uma revolução de aparência que envolverá novos tipos de decoração interna e muito mais.

Chegará o dia em que antes de comprar um carro o montamos através de um aplicativo escolhendo desde o formato externo até a decoração interna, com cores e dimensões de nosso gosto, tudo personalizado.

Uma vez determinado como será o carro, não teremos de pensar na fabricação das partes peça a peça, pois a impressora 3D gigantesca das fábricas já fará o carro inteiro como desejamos.

Segundo alguns pesquisadores isso não está longe. Alguns já estão prevendo que em 2025 já poderemos comprar o carro personalizado...

 

Imagem do artigo da Mouser Electronics
Imagem do artigo da Mouser Electronics