Caneta Purificadora (NT035)

Já descrevemos neste site circuitos de purificação usando alta tensão para produzir ozônio (veja em MA013 e MA024) e com isso ter efeitos bactericidas. De fato a ação bactericida do ozônio é bem conhecida e usada de forma ampla em equipamentos de diversos tipos. Agora é a vez de um purificador portátil do tamanho de uma caneta ser lançado.

De fato, o ozônio tem forte ação bactericida assim como os raios ultravioleta (UV) sendo usado para desinfetar alimentos, por exemplo.

Na Overland Expo East foi lançada uma caneta purificadora que pode ser de grande utilidade para exploradores, viajantes, e pessoas que precisam tomar a água colhida em rios ou fontes, tendo a certeza de que estão livres de contaminação.

A pequena caneta pesa apenas 30 gramas e quando colocada num recipiente com água produz ozônio pela ação de um circuito de alta tensão que a aplica em eletrodos em contato com água, conforme mostra a foto.

 


 

 

Segundo autoridades americanas que aprovaram o uso do dispositivo, ele pode ser usado tanto com água como alimentos.

A nova O-pen purifica um copo de água em menos de 1 minuto, custando nos Estados unidos 199 dólares. Acredita-se que, com o tempo seu preço baixe devido ao aparecimento de produtos concorrentes.

 

 


 

 

Conforme podemos ver pela foto acima, a bateria da caneta purificadora pode ser recarregada pela USB que acompanha o kit.

A caneta é fabricada pela Bundutec da austrátia (WWW.bundutec.com).

 

Ozônio

Forma alotrópica do oxigênio com fórmula O3 também chamada de ozônio ou ozona. Sua molécula possui 3 átomos de oxigênio e ele possui propriedades bactericidas conforme explicamos a seguir:

O oxigênio na sua forma natural consiste numa molécula biatômica, ou seja, é formada por dois átomos de oxigênio, daí a conhecida fórmula O2.

Entretanto, sob condições especiais, podemos unir três átomos de oxigênio para formar uma molécula que passará a ter propriedades diferentes do oxigênio biatômico. Esta molécula é a do conhecido gás ozônio (O3).

 


 

 

 

A produção do gás ozônio a partir do oxigênio pode ser feita com uma descarga elétrica de alta tensão.

Como a água comum possui oxigênio dissolvido, podemos transformá-lo parcialmente em ozônio, bastando para isso "dar uma descarga de alta tensão".

O ozônio que se forma dissolvido na água pode então manifestar sua propriedades bactericidas bem conhecidas dos médicos. Também podemos produzir ozônio para dispersar no ar e assim purificar ambientes.

Os equipamentos de ozonização comerciais fazem justamente isso. Antigamente, nos velórios era ligado um ozonizador com a finalidade de manter o ar purificado e assim evitar contaminações devidas e eventuais doenças causadas pelo cadáver...

 

 

 

 

Artigos Relacionados


Televisão
é um meio de entretenimento que permite a milhes de pessoas ouvir a mesma piada ao mesmo tempo e, no entanto, ficarem sís. T. S. Eliot (1888 1965) - no New York Post de 22=9-1963
- Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)