Scanner Escaneia Livro Inteiro sem Abri-lo (NT022)

Cientista do MIT (Massachussets Institute of Technology) desenvolve um scanner que pode escanear um livro inteiro sem precisar abri-lo. Qual é o segredo dessa nova tecnologia que pode estar disponível em pouco tempo?

Saber que a resolução de um scanner depende do comprimento da onda usada. Isso é válido, por exemplo, no caso dos scanners ultrassônicos usados em aplicações médicas em que o tamanho do menor corpo que pode ser detectado depende do comprimento da onda e, portanto, da frequência usada.

Com uma frequência de 3,4 MHz, por exemplo, considerando a velocidade de propagação do som de 340 m/s (aproximadamente), temos um comprimento de onda de 0,0001 m ou 0,1 mm.

Isso é válido também para as radiofrequências, e como no caso dos ultrassons, a reflexão dos sinais que podem ser detectados, depende da natureza do objeto.

O que o pesquisador Barmak Heshmat descobriu, é que a tinta usada na impressão dos livros tem um padrão diferente de reflexão de radiofrequências do papel usado e mesmo da mudança entre os meios que separam as páginas.

 

Barmak Heshmat
Barmak Heshmat

 

Assim, usando um sinal de RF na faixa de terahertz (1012 Hz), o que corresponde a um comprimento de onda de fração de mm é possível não só detectar a impressão em níveis selecionáveis que correspondem à profundidade das páginas, como fazer sua varredura “lendo” o que está impresso.

Assim, basta posicionar o scanner sobre o livro, sem a necessidade de abri-lo que, conforme o equipamento desenvolvido, emitindo pulsos de terahertz é possível fazer a varredura de suas páginas não só no sentido bidimensional, como também na profundidade, separando-as, com uma leitura tridimensional.

Não sabemos quando isso vai estar disponível, mas podemos imaginar um dia em que basta colocar o scanner sobre o livro, que além de escaneá-lo, pode passar por um software de leitura e se ele ler esse livro em voz alta para você.

O interesse pela máquina já está sendo manifestado por bibliotecas como a do museu metropolitano de Nova York que poderia rapidamente digitalizar todo o seu acervo

Veja vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=Ye-B0c1zi1I

 

 

 

Artigos Relacionados


Vencedor
Os que vencem, seja lá de que modo, nunca disso se envergonham. (Coloro Che vincono, in qualche modo vincano, mal non ne riportano vergogno.)
Maquiavel (1469 - 1527) - As Histórias Florentinas - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)