Antena Plasmônica Difrata Luz de Diferentes Frequências (NT018)

Pesquisadores da Universidade de Leuven (Bélgica) e do Interuniversity MicroElectronics Center desenvolveram uma nano antena bidirecional capaz de refratar luz de cores diferentes de diferentes modos, permitindo assim o roteamento de luz de forma seletiva.

A nano antena que pode operar na faixa de luz visível pode desviar de modo diferente a luz vermelha em comparação à luz laranja.

As dimensões extremamente pequenas da antena, na escala de nanômetros são explicadas pelo pequeno comprimento de onda da luz que devem refratar na faixa de 755 a 660 nm.

A figura 1, fornecida pelos pesquisadores mostra como as ondas de luz de comprimentos de onda diferentes são desviadas de modo diferente pelas minúsculas antenas de silício em V.

 

Figura 1 – Ação da antena
Figura 1 – Ação da antena

 

Nessa antena foi utilizado o silício já que em pesquisas anteriores foi utilizado o ouro, mostrando maior eficiência.

As aplicações para as nanoantenas são inúmeros, indo desde a possibilidade de se obter sensores de luz mais compactos até as comunicações ópticas, holografia e computação quântica.

A ideia dos cientistas é agora investigar como esta antena manipula a radiação de fontes de luz extremamente pequenas como um ponto emissor quântico.

Fonte: Phys.org.

 


Sofrer
As grandes almas sofrem em silêncio. (Grosse Seelen dulden still.)
Schiller (1739 - 1805) - Dom Carlos - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)