Pelo segundo ano consecutivo a National Instruments esteve presente em uma das etapas das Olimpíadas do Conhecimento, o São Paulo Skills 2013, competição que reuniu mais de 700 competidores de 19 áreas tecnológicas do SENAI, ocorrido entre os dias 25 e 29 de setembro, na arena Anhembi em São Paulo.

O São Paulo Skills é um evento de grande visibilidade que tem como objetivo avaliar e propiciar a melhoria da qualidade na educação profissional oferecida pelo SENAI. Com 55 modalidades competidoras, divididas em 9 categorias diferentes, o SP Skills é uma ótima oportunidade para que os estudantes troquem experiências e conhecimentos, além de poderem se aprimorar ao vivenciar situações semelhantes às que enfrentarão em suas vidas profissionais.

Os participantes da modalidade de Robótica Industrial contaram com o apoio especial dos profissionais da National Instruments. A partir de 2013, a organização do SP Skills elegeu a plataforma de robótica da NI, o NI LabVIEW Robotics Starter Kit (DaNI),  como plataforma padrão da modalidade, devendo assim ser utilizada por todos os times que competem na modalidade.

O desafio proposto aos competidores da Robótica Industrial foicriar um ambiente de competição que simulasse a atuação de um robô do tipo AGV (Automated Guidet Vechicle), dentro de um ambiente industrial. Este robô deveria se locomover de forma autônoma dentro de uma planta industrial sugerida, interagir com outros equipamentos e atuar dispositivos eletromecânicos sobre uma base robótica.

Tendo em vista que, para a execução dessa prova se fazia necessária a aplicação de conteúdos e conhecimentos técnicos de mecânica, elétrica, eletrônica e de software para projetar e programar os controladores usados na modalidade, o DaNI se apresentou como a melhor alternativa segundo os organizadores da competição. A qualidade industrial da plataforma da NI, que foi projetada para o ensino de conceitos de robótica e mecatrônica e para a propotipagem de sistemas robóticos, favoreceram a aplicação dos conhecimentos de todos os membros das equipes multidisciplinares que participam da modalidade. Vale ressaltar que, assim como em São Paulo, as equipes das competições regionais dos estados do Paraná e Mato Grosso também utilizam o DaNI como plataforma padrão para competição na Robótica Industrial.

Além do suporte prestado às equipes durante o SP Skills, a National Instruments trabalhou intensamente ao longo do ano para tornar os competidores aptos a operarem a plataforma DaNI com excelência e, com isso, serem bem sucedidos no desenvolvimento de seus projetos. Por meio de treinamentos realizados tanto nas escolas do SENAI participantes quanto no centro de treinamento da organização, a NI se engajou em preparar esses estudantes para atingirem bons resultados e expandirem seus conhecimentos.

A National Instruments se orgulha em fazer parte desse projeto, pois acredita bastante no potencial dos alunos do SENAI e considera fundamental estimular os jovens que se encontram em processo de formação para uma melhoria na qualidade de ensino do país.