Pesquisadores de comunicação sem fio estão utilizando o projeto gráfico de sistemas para lidar com a escassez de espectro

AUSTIN, Texas – A National Instruments (Nasdaq: NATI), líder em teste e medição, aquisição de dados e automação computacional, está colaborando com diversos pesquisadores renomados com foco em RF e comunicações sem fio – especificamente para ajudar a desenvolver a quinta geração (5G) das comunicações sem fio. A proliferação de dispositivos inteligentes resultou em escassez de espectro, o que significa que os pesquisadores estão buscando novas maneiras de aliviar a crise de largura de banda e elevar a capacidade de dados na rede. Os analistas de mercado preveem que a demanda de espectro nos EUA ultrapassará sua capacidade em 2017.


Através do programa RF/Communications Lead User, a NI trabalha com instituições líderes em pesquisa em todo o mundo para lidar com as preocupações de capacidade de rede. As instituições pesquisadoras que aderiram ao programa são:

 

  • Rede sem fio da Universidade de Nova Iorque

  • Universidade Técnica de Dresden

  • Universidade de Notre Dame

  • Rutgers, a Universidade Estadual de Nova Jersey

  • Universidade da Califórnia, em Berkeley / Centro de Pesquisa de Berkeley sobre Comunicação Sem Fio

  • A Universidade do Texas, em Austin / Grupo de Redes Sem Fio e Comunicações (WNCG)

  • Universidade do Texas A&M, em College Station, Texas


Os pesquisadores de comunicações sem fio envolvidos no programa Lead User aceleram a prototipagem com o projeto gráfico de sistemas. Os métodos convencionais e suas ferramentas tornam a prototipagem custosa e podem acrescentar alguns anos ao tempo de desenvolvimento, visto que os pesquisadores precisam se esforçar para aprender sobre as ferramentas, o que retira o foco da pesquisa em si. A abordagem através do projeto gráfico de sistemas reduz de maneira significativa o tempo que leva entra a transição da teoria aos resultados práticos em um ambiente real.

 

“A complexidade dos atuais desafios da comunicação sem fio requerem uma nova abordagem de projeto”, constatou o professor de comunicações sem fio da Universidade de Nova Iorque, Sundeep Rangen. “Nós fomos capazes de construir um protótipo funcional de rede LTE em poucos meses, sendo isto um elemento fundamental para nossa pesquisa.” A Universidade Técnica de Dresden ingressou no programa de utilizadores em 2011 e demonstrou um protótipo totalmente funcional de multiplexação por divisão de frequência generalizada (GFDM) na NIWeek 2013, em Austin – Texas,

 

“O rápido progresso da simulação ao protótipo foi surpreendente”, disse Vodafone Chair, professor Gerhard Fettweis da Universidade Técnica de Dresden. “Nós agora temos um protótipo funcional de GFDM para demonstrar claramente os benefícios dessa abordagem para os sistemas de rede 5G, mas isso também permite que nossa equipe continue a iterar e explorar outros aspectos dos sistemas 5G, incluindo otimização entre camadas com uma nova camada física”.


“Como parte do programa Lead User da National Instruments, nossa equipe esteve mensurando e desenvolvendo modelos de canais para espectros acima das frequências tradicionais dos celulares”, disse o professor de comunicação sem fio da Universidade de Nova Iorque, Ted Rappaport. “O caminho para o 5G envolverá inevitavelmente implementações com base nessas novas frequências”.

 

“Na WNCG, nós temos diversos projetos de pesquisa com a equipe do Lead User da National Instruments, abrangendo alinhamento de interferência no sistema MIMO até o cancelamento de interferência”, disse o presidente da WNCG, professor Robert Health, da Universidade do Texas – Austin. “Nós aceleramos a prototipagem em todos esses projetos e estamos ansiosos para construir mais com base na pesquisa já realizada”.

 

Sobre o programa RF/comunicações Lead User

A National Instruments estabeleceu diversos programas de Lead User para facilitar a pesquisa das próximas gerações em áreas que incluem controle, mecatrônica e robótica, com um objetivo comum de ir rapidamente da teoria ao protótipo. Fundado em 2010, o programa RF/Communications Lead User inclui atualmente 10 instituições de pesquisa trabalhando em múltiplos projetos de comunicação 5G.

Aprenda mais em www.ni.com/sdr