Duas palestras com Cristiano Lentini da Siemens fizeram parte da programação da Semana. A primeira Semana da Engenharia Biomédica do Inatel, realizada de 20 a 21 de agosto, contou com a participação em massa dos alunos de todos os cursos da instituição, estudantes de outras escolas da região e comunidade. O evento foi o primeiro a discutir a interação entre as áreas de Engenharia e Saúde e serviu para consolidar a experiência de mais de 10 anos do Instituto no ensino da Engenharia Biomédica.

A Semana promoveu discussões sobre assuntos como o auxílio da tecnologia no ambiente hospitalar, o uso da robótica para reabilitação, exigências da ANVISA para a fabricação de equipamentos eletromédicos e os avanços do diagnóstico por imagem e pode mostrar aos participantes um panorama de como anda o mercado neste ramo de atuação.

 


 

 

Durante os intervalos das aulas, os alunos puderam participar de brincadeiras relacionadas à Eng. Biomédica, medir os batimentos cardíacos e assistir a apresentações teatrais e musicais "Quando ingressei neste segmento, o mercado absorvia os engenheiros elétricos e precisava moldá-los para a especialidade da Biomédica. Hoje, a realidade é outra. As empresas preferem contratar os profissionais formados para atuar nesta área", disse o ex-aluno e engenheiro clínico do Hospital Albert Einstein, João Paulo Casalechi Rezende.

Além das palestras e minicursos, foram realizadas intervenções nos horários de intervalo com apresentações teatrais, musicais, brincadeiras e sorteio de brindes. As atividades movimentaram o campus e promoveram um momento de descontração entre os alunos.

O presidente da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin), que participou de um debate durante a Semana, parabenizou o Inatel pela iniciativa. "O evento teve uma programação muito boa, com palestras de alto nível. Agradeço aos alunos pela participação efetiva, não só de forma presencial, que contribuíram com perguntas de conteúdo significativo, que enriqueceram as discussões".

Durante o encerramento do evento, o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, confirmou a inserção da Semana da Engenharia Biomédica no calendário de eventos do Inatel e convidou a todos para a próxima edição do evento, que deverá ser realizada no segundo semestre de 2014.