A National Instruments anuncia o NI myRIO, um dispositivo de hardware embarcado que capacita os estudantes a desenvolverem sistemas complexos de engenharia com maior rapidez do que nunca.

A National Instruments (Nasdaq: NATI) anunciou dia 8 de agosto o lançamento do NI myRIO, seu mais novo produto educacional, que demonstra o comprometimento cada vez maior da empresa com o ensino de engenharia. Com a mesma poderosa tecnologia da popular plataforma NI CompactRIO, o NI myRIO é menor e de uso mais fácil para o estudante que seu equivalente industrial. O NI myRIO traz a tecnologia Zynq® de system-on-a-chip (SoC) inteiramente programável, que combina um processador dual-core ARM Cortex-A9 e um FPGA com 28.000 células lógicas programáveis. Usando o poder do ambiente gráfico de programação NI LabVIEW, os estudantes podem programar o FPGA e expandir os seus sistemas em tempo real, dando a eles a flexibilidade de fazer rapidamente as iterações entre projeto e prototipagem.

Nick Morozovsky, estudante de pós-graduação e pesquisador da Universidade da Califórnia, em San Diego, afirmou: “O tamanho compacto do NI myRIO, combinado com o poder e flexibilidade do FPGA integrado, o torna a controladora ideal para aplicações embarcadas de robótica.”

O NI myRIO também possui dez entradas analógicas, seis saídas analógicas, canais de E/S de áudio e até 40 linhas de E/S digitais. Ele contém Wi-Fi integrado, um acelerômetro triaxial e vários LEDs programáveis em um invólucro robusto. “Se eu fizesse uma lista de tudo que eu gostaria que houvesse em um dispositivo de E/S portável, ela seria quase exatamente a lista de especificações do NI myRIO”, disse o instrutor de engenharia da Universidade da Flórida, Dan Dickrell III. “Esta pequena unidade é uma incrível peça de engenharia.” A inclusão do NI myRIO à arquitetura de E/S reconfiguráveis (RIO, de Reconfigurable I/O) do LabVIEW aumenta ainda mais a capacidade da NI de fornecer ferramentas para todos os níveis de usuários, dos alunos que estão aprendendo os conceitos fundamentais da engenharia até os engenheiros que desenvolvem os sistemas mais poderosos do mundo. Garantindo a adaptação à sala de aula e ao laboratório, o NI myRIO é fornecido com material didático gratuito, que pode ser baixado da internet.

Além disso, esse produto é compatível com todos os NI miniSystems e pode ser conectado a muitos sensores e atuadores de terceiros. Além do ecossistema cada vez mais amplo de hardware disponível para o NI myRIO, o dispositivo pode ser programado em muitos ambientes, incluindo LabVIEW e C/C++, possibilitando que os professores o incorporem aos seus cursos atuais de controle, robótica, mecatrônica e sistemas embarcados. “Nós estamos empolgados com o fato de os alunos terem acesso à mesma tecnologia que eles usarão após se formarem,” Dave Wilson, diretor de marketing para o setor acadêmico da NI, disse: “Queremos garantir que alunos e seus futuros empregadores estarão prontos para a inovação a partir do momento em que começarem a trabalhar juntos.”

O NI myRIO começa a ser entregue a partir do início de setembro.

Veja mais informações sobre o NI myRIO em ni.com/myrio

CompactRIO, LabVIEW, National Instruments, NI, ni.com, NI miniSystems e NIWeek são marcas registradas da National Instruments. Outros nomes de produtos ou empresas mencionados são marcas registradas de suas respectivas empresas.