Já disponível em quantidades iniciais limitadas, a Texas Instruments disponibiliza esta poderosa ferramenta em seu site diretamente para venda. Veja mais em (existe a opção de compra on-line): http://www.ti.com

 

BeagleBone Black
BeagleBone Black

 

A BeagleBone Black consiste numa plataforma para desenvolvimento de projetos com processadores ART@ Cortextm A8 indicada parra desenvolvedores e hobistas. Ela carrega com Linux em menos de 10 segundos, e permite a iniciação no desenvokvumento de processadores Sitaratm AM335x ARM Cortex A8 em menos de 5 minutos utilizando um cabo simples USB.

A BeagleBone Black, é fornecida pela BeagleBone.org, pronta para uso, por apenas 45 dólares. Este computador Linux tem o tamanho de um cartão de cr´dito, operando em 1 GHz, e tem tanto uma plataforma de hardware como software abertos.

Esta característica permite que novos produtos sejam desenvolvidos facilmente, contando ainda com uma comunidade que permite a troca de idéias do conceito ao desenvolvimento. Não há limite para o que se pode fazer em termos de inovação.

A BeagleBone Black inclui todos os componentes necessários que possibilitam a conexão de display, teclado e rede, o que a leva a um baixo custo em relação às concorrentes, e possibilita ainda o desenvolvimento imediato de projetos.

A BeagleBone Black é baseada no processador Sitara(tm) AM335x ARM(r) Cortex(tm)-A8 processor da Texas Instruments (WWW.ti.com) . O processador Sitara AM335x destaca a experiência do usuário habilitando uma interface g gráfica avançada com o usuário e mais tem uma performance mais de 2 vezes maior que as soluções que usam o ARM11tm.

Esta solução inclui armazenamento de 2 GB on-board para rodar software Linux pré-carregado assim como um cabo USB. Contendo interfaces USB, Ethernet e HDMI, a BeagleBone Black tem os recursos para a interconexão a uma grande variedade de dispositivos tais como um mouse, teclado, display LCD, etc.

Encontramos ainda uma grande flexibilidade para os projetistas com a disponibilidade de 65 I/Os digitais, sete entradas analógicos e o acesso a uma grande variedade de periféricos tanto analógicos como digitais.

A utilização de software e hardware abertos é um recuso importante que ajuda os desenvolvedores a acelerar o tempo de desenvolvimento. O software é otimizado para ajudar os novos usuários a explorar o Linix embutido, fazendo com que se tornem proficientes rapidamente.

Além disso, o processador Sitara AM335x podem ser encontrado no comércio especializado.

A BeagleBone Black vem com o sistema operacional Linux e a ferramenta de desenvolvimento IDE Cloud9.

Para os leitores que dominam o inglês veja mais no link fornecido no início deste texto.