Módulo Motor-Mounted da ST acelera a chegada ao mercado da nova geração de automação
O Site do Hardware Livre - OSHW

Módulo Motor-Mounted da ST acelera a chegada ao mercado da nova geração de automação

 

No final de 2010, a STMicroelectronics (NYSE: STM),  anunciou o lançamento de um módulo controle de motores configurável de alta performance que é pequeno o suficiente para ser montado diretamente no motor, além de fornecer conexão por Ethernet industrial. O novo módulo vai viabilizar soluções industriais com design diferenciado e menor  custo-beneficio, tais como robótica multieixo, esteiras transportadoras, máquinas de embalar e equipamentos de automação de processos.

O SPIMD20 pode acionar motores de três fases sem escovas de até 2kW, sendo ideal para diversas aplicações industriais. Desenvolvido em conjunto com a Robox, especialista em controle de movimento, o módulo combina as tecnologias confiáveis de semicondutores de alto desempenho da ST, inclui os chaves de potência IGBT de 1200V/40A e o gate driver TD352. Dois microcontroladores STM32 fornecem um poderoso mecanismo de processamento para funções de motor-control e networking. Há uma interface de comunicação em tempo real com suporte para protocolos como EtherCAT® e CANopen® DS402. O firmware básico tem suporte para conectividade com rede, permitindo controle PWM, e também estão disponíveis laço de corrente (current-loop) e laço de velocidade (speed-loop) sincronizados com o fieldbus.

O módulo suporta customização completa de firmware e lógica, permite também que os projetistas controlem totalmente o algoritmo de controle do motor e o tipo de fieldbus Ethernet. Ao eliminar as despesas dos projetos de criar um drive personalizado, o SPIMD20 da ST oferece uma plataforma de hardware que viabiliza um início rápido de novos projetos. Ao montar o módulo de 165 x 60 x 26mm no motor, os projetistas podem distribuir o controle de múltiplos motores. Também economiza a lógica de centralização e funções de controle de energia em um rack, além de reduzir o cabeamento, simplificar a instalação, promover a escalabilidade e oferecer vantagens no campo, como maior confiabilidade e manutenção mais fácil.

 

Principais recursos do SPIMD20:

Voltagem de alimentação DC máxima de 800V

Hardware Safe Torque OFF

Arquitetura segura, de acordo com o IEC 61800-5-1

Interface de programação serial

Realimentação de posição via resolver ou digital encoder (codificador digital)

Análise de vibração e sensoriamento térmico

Flash on-board de 2 Mbytes, mais suporte para cartão de memória removível

 

Mais informações:

Contato para informações sobre este componente, clique aqui

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Fim de Férias (OP184)

Para os leitores que estudam ou ensinam e que nos acompanham, agosto marca o término das férias de meio ano. Também para os leitores que trabalham com eletrônica, o mês de agosto também encerra a temporada em que viajam com a família e os filhos justamente devido as férias.

Leia mais...

Posteridade
Os netos colherão os frutos de tuas árvores. (Carpent tua fruta nepotes.)
Virgílio (70-19 a.C.) - Éclogas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)