Alunos da equipe “The Inverted Arrow of Time” ganham medalha de ouro no IYPT e garantem vaga na disputa internacional

Nos dias 14 e 15 de maio, os alunos Lucas Henrique Morais, Leonardo dos Anjos Cunha, Artur Carvalho Santos, Julliana dos Santos Frassei e Abílio Moço Vieira participaram pela segunda vez do IYPT Brasil, etapa nacional do tradicional Torneio Internacional de Jovens Físicos (International Young Phisicists' Tournament), um dos mais importantes eventos científicos jovens do planeta.

 

Durante a competição, realizada na Universidade Paulista, 17 problemas de natureza investigativa, previamente estabelecidos pelo Comitê Organizador do torneio, foram debatidos pelos dezoito times participantes em sessões denominadas Physics Fights (PFs), nas quais três (ou quatro) equipes discutiam as resoluções apresentadas por uma delas para um problema específico.

Liderada pelo Prof. de Física Eduardo de Pinho Prado, a equipe do Mater se dedicou bastante para vencer o IYPT. Nessa fase de preparação, os alunos também contaram com a ajuda do Prof. de Laboratório Flávio Amadeu Bernardini, para fazer e analisar os experimentos, e do ex-aluno Victor Bluhu, durante o torneio.

Antes da competição propriamente dita, os alunos tiveram que elaborar relatórios sobre as 17 questões propostas pelo Comitê Organizador, que deveriam incluir descrição da metodologia, resultados obtidos e análise crítica.

Mas toda a preparação e o esforço dos alunos e dos professores valeram a pena. Afinal, além de conquistar o bicampeonato, a equipe “The Inverted Arrow of Time” garantiu a participação de dois de seus integrantes no time brasileiro que disputará o torneio internacional, de 22 a 31 de julho, no Irã.

 

Obs: Os professores Eduardo Prado Pinho e Flávio Bernardini são colaboradores deste site.

 

Veja mais fotos do evento em nosso fotolog