O Site do Hardware Livre - OSHW

STMicroelectronics lança Controle de Motor Modular para a próxima geração da automação industrial

Plataforma de hardware personalizável acelera projetos de controle com movimento distribuído - multimotores

A STMicroelectronics (NYSE: STM), líder mundial em soluções e dispositivos de energia inteligentes, anunciou o lançamento de um módulo “high-end” de controle motor personalizável,  primeiro da indústria, que é pequeno o suficiente para ser montado diretamente sobre motor, além de oferecer conexão via Ethernet industrial. O novo módulo vai viabilizar a execução mais rápida de soluções industriais elegantes e de custo acessível, como robótica de multieixos, transportadores, máquinas de embalagens e equipamentos de automação de processos.

O SPIMD20 pode controlar motores trifásicos “brushless” de até 2kW, sendo ideal para várias aplicações industriais. Desenvolvido conjuntamente com a especialista em controle de motores, a Robox S.P.A, o módulo combina tecnologias confiáveis de semicondutores de alto desempenho da ST, incluindo as chaves de potência IGBTs de 1200V/40A, e o “gate driver” TD352.

Dois microcontroladores STM32 fornecem um poderoso núcleo de processamento para o controle do motor e funções de “networking”. Também oferece interface de comunicação em tempo real, suportando protocolos como EtherCAT® e CANopen®. Além disso, está disponível um firmware básico que suporta conectividade de rede, e oferece recursos ao controle por PWM, e à execução de “loop” de corrente e “loop” de velocidade, sincronizados ao “fieldbus”.

O módulo suporta a personalização completa de firmware e de lógica, permitindo que os projetistas tenham controle total sobre o algoritmo de controle de motor e do tipo de “Ethernet fieldbus”. “O SPIMD20 combina configurabilidade personalizada, alto desempenho e a conveniência de controle distribuído, pela primeira vez, em um módulo pronto para uso”, explica Matteo Lo Presti, vice-presidente de grupo e gerente geral dos Laboratório de Sistemas e Marketing técnico, do setor Industrial e Multissegmento da STMicroelectronics. “Essa combinação de características representa um grande avanço no controle de motores, que vai permitir aos desenvolvedores reduzirem os custos de engenharia, diminuírem o tempo de lançamento e escalarem rapidamente seus projetos à medida que os mercados e as oportunidades avançarem”, completa.

Por eliminar a sobrecarga de desenvolvimento originada ao se criar um sistema próprio, o SPIMD20 da ST oferece uma plataforma de hardware que permite o início rápido de novos projetos. Montando-se o módulo de 165 x 60 x 26 mm junto ao motor, os projetistas podem distribuir o controle para vários motores. Isto dispensa a centralização da lógica e das funções de potência em um rack e, portanto, reduz o cabeamento, simplifica a instalação, promove a escalabilidade e oferece vantagens no campo, como maior confiabilidade e manutenção mais fácil.

 

 

Principais recursos do SPIMD20:

Tensão de alimentação DC (corrente contínua) máxima de 800V

“Safe Torque Off” por Hardware, para desligar as chaves IGBTs

Arquitetura segura, de acordo com a norma IEC 61800-5-1

Interface de programação serial

Realimentação de posicionamento via “resolver” ou “encoder” digital

Análise de vibração e sensoriamento térmico

2 Mbytes de Flash “on-board” e suporte para cartão de memória removível

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Muito Trabalho (OP197)

   Estamos em setembro de 2018 e continuamos com nosso trabalho, realizando palestras, viagens, escrevendo artigos, livros e muito mais. Em nossas duas últimas palestras, uma na Uninove e a outra na ETEC Albert Einstein, ambas de São Paulo, pudemos constatar de forma bastante acentuada um fato importante , que constantemente salientamos em nosso site desde seu início. 

Leia mais...

Servir
Servir só para si é não servir para nada. (Cest nétre bon rien de nétre bon qu soi.)
Voltaire (1694 - 1778) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)