Ontem, dia 21 de outubro, a National Instruments Brasil realizou um grande evento, onde reuniu diversos pesquisadores, professores de tecnologia, mestres, doutorandos, PHDs e orientadores de projetos e pesquisas das maiores universidades do Brasil. Foi uma oportunidade unica de conversar e trocar idéias sobre as principais conquistas em nossas pesquisas e projetos de uma forma bem informal.

 

 

Os assuntos foram os dos mais variados, desde de aceleradores de partículas, passando por simuladores de satélites e terminando em montagens a válvulas, quando em conversa informal Prof. Pesquisador Marcelo Lopes de Oliveira e Souza do INPE, desafiou o professor Newton C. Braga com códigos de válvulas.

Na abertura do evento, o Eng. Marcos Amorim, mostrou de uma forma simples, onde o LabVIEW e toda a gama de instrumentos da National Instruments são aplicados. Ficou claro na apresentação que os principais projetos em andamento nas universidades brasileiras tem a tecnologia National Instruments, como também em alguns projetos de grandes empresas.

Um outro assunto apresentado pelo Marcos Amorim, foi a forma antiga com que muitos professores ensinam, não só tecnologia mas outras matérias, bem longe das capacidades tecnológicas que temos hoje, e neste evento ele levou para os acadêmicos presentes, o que a National Instruments pode oferecer de tecnologia, tornando os métodos de ensino muito mais interessantes, fugindo do método professor e lousa.

Como professor sei quanto é difícil prender a atenção dos jovens num determinado assunto, quando celulares conectados a internet montam um mundo bem mais interessante do que apresentado à lousa.

Em determinado momento da apresentação, o professor Newton C. Braga foi chamado para mostrar os bons resultados que ele vem obtendo com a sua metodologia de ensino em tecnologia com alunos de um colégio na cidade de Guarulhos, onde jovens com apenas 11 anos, utilizam o MultiSIM para simularem projetos elétricos e eletrônicos, como também para aprenderem sobre física.

Depois das palestras, os presentes puderam participar de laboratórios e apresentação para determinadas áreas.

Recomendo a todos os professores e educadores, mesmo para aqueles que não ensinam tecnologia, mas que tenham o desejo de tornar as suas aulas mais próximas da realidade dos jovens cibernéticos, de participarem do próximo NI Academy Day, para terem uma noção do que podem ser usados em salas de aulas. Como também pesquisadores de diversas áreas que precisam de instrumentos de medição para diversos fins, de participarem ou darem uma visitada na página da NI Brasil, e ver como os recursos da Instrumentação Virtual pode ajudar nas pesquisas.