A STMicroelectronics (NYSE: STM),  anunciou que a IAR Systems, fornecedora internacional de ferramentas de desenvolvimento, agora tem suporte para os microcontroladores STM8 de 8 bits com o lançamento do Embedded Workbench for STM8 (EWSTM8). (Bancada de trabalho incorporada para STM8).

A parceria vai facilitar os projetos que usam os dispositivos STM8, aumentando a flexibilidade para que os desenvolvedores consigam um desempenho ótimo da MCU, além de recursos e dos custos de suas aplicações. O kit de ferramentas EWSTM8 da IAR junta-se às ferramentas EWARM existentes que dão suporte para a família STM32 de 32 bits, permitindo que as principais famílias de MCU da ST sejam utilizadas, usando as mesmas ferramentas e o mesmo fornecedor de ferramentas. Esta compatibilidade oferece uma série de vantagens que ajudam a acelerar a conclusão dos projetos, incluindo uma interface de usuário familiar e convenções comuns de nomenclatura para extensões na linguagem C.

 

O embedded workbench IAR EWSTM8 oferece um amplo conjunto de ferramentas que inclui um gerenciador de projetos, editor, ferramentas de construção, incluindo compilador e linker C. O workbench também oferece um debugger que pode ser conectado ao debugger probe in-circuit ST-LINK da ST de custo muito baixo, assim como um avançado emulador high-end, STice.

 

Sobre os microcontroladores STM8

Os microcontroladores STM8 da ST são feitos utilizando a tecnologia de processo proprietária 130nm, e combinam os benefícios de custos e baixo consumo de sua avançada CPU de 8 bits com inovações como uma interface de memória de 32 bits e pipeline de 3 estágios para conseguir  picos de desempenho de até 20 MIPS. A família STM8 também permite um grande range de endereços de 16Mbytes, registros de índice e stack pointer estendidos, e avançados modos de endereçamento que suportam uma ótima densidade de código e desempenho em tempo real. Além disso, são oferecidas instruções extras para permitir operações aritméticas mais rápidas.

 

Uma vantagem adicional para os desenvolvedores que usam MCUs STM8 é o acesso a avançados periféricos compartilhados com a família STM32 de 32 bits. Isto não ajuda apenas maximizar o desempenho das aplicações dos desenvolvedores, mas também permite que os desenvolvedores reutilizem códigos e migrem os designs de forma rápida e fácil entre as arquiteturas de MCU de 8 bits e 32 bits.

 

Várias famílias STM8 estão disponíveis, oferecendo aos projetistas uma grande variedade de componentes compatíveis pino a pino e software para atender a uma grande variedade de aplicações. Entre eles estão três famílias STM8L ultra-low-power, que oferecem densidade Flash on-chip de até 32 Kbytes e a opção de um controlador LCD, e duas famílias avançadas STM8S de alto desempenho de até 24MHz e até 128Kbutes de Flash. As famílias STM8L e STM8S foram lançadas em 2009. A família STM8A também está disponível e está qualificada para aplicações automotivas.