Controlador capacitivo de toque ultra compacto e de baixíssimo consumo viabiliza interface de toque ou de proximidade facilitando o retorno (wake-up) dos dispositivos do modo economizar bateria ou “sleep mode”.

A STMicroelectronics (NYSE: STM), divulgou detalhes de um controlador sensível ao toque que melhora o desempenho e o estilo de produtos, como telefones celulares, produtos de consumo portáteis e eletrodomésticos. Os consumidores vão achar que esses produtos têm mais estilo, quando comparados aos outros graças ao seu novo controlador, que  permite a substituição dos botões tradicionais por um sensor de toque para controle da função liga/desliga, ou retornar do modo economizar bateria ou “sleep mode”

O sucesso dos dispositivos sem fios nos lares, escritórios e até mesmo quando as pessoas estão no trânsito, estão levando à criação de produtos nômades alimentados por baterias. Estes produtos precisam ter longos intervalos para a recarga e, ao mesmo tempo, oferece funcionalidades poderosas como, capacidades avançadas de sensoriamento que podem detectar tanto o toque humano quanto a proximidade. O novo chip da ST, o STM8T141, auxilia os projetistas a atender essas demandas.

O STM8T141 de oito pinos já está em produção, e consome uma corrente de apenas 11 microampères da bateria, podendo detectar a presença do usuário por meio de um eletrodo sensível ao toque, respondendo rapidamente para “acordar” o sistema do modo sleep, que economiza bateria. O chip foi projetado para monitorar um eletrodo sensível ao toque, incorporado no painel de controle do produto final ou no estojo externo. O sensor pode ser escondido ou sua posição pode ser indicada por meio de um ícone impresso, iluminado ou sobreposto.

O novo controlador também tem suporte para o sensoriamento de proximidade, permitindo que o equipamento seja controlado sem contato direto do usuário. Esta função permite o controle de recursos que economizam energia, como um sistema de “wake-up” (acordar) ao detectar o usuário, além de recursos para maior conveniência, como ativação automática da luz de fundo (backlight) com suporte para capacidade de “encontrar no escuro”. Desta forma, o uso do STM8T141 para detecção de toque ou de proximidade auxilia que os designers de produtos criem a aparência e a sensação que desejam em muitos projetos.

O STM8T141 vem incorporado com calibragem e compensação que poupa tempo durante a manufatura do produto e permite que o sensoriamento de toque opere de forma confiável por todo o ciclo de vida de gadgets, como eletrodomésticos para cozinhas, controles remotos universais, terminais de jogos, produtos de home vídeo e áudio, teclados sem fio, media players pessoais, fones de ouvido e muitos outros produtos. O dispositivo também tem suporte para um fio de eletrodo/blindagem que protege contra ruídos de fontes externas sem redução da sensibilidade do eletrodo no caso de blindagem aterrada.

 

 

Principais características do STM8T141:

Saída configurável para indicar detecção de toque ou proximidade;

Quatro níveis de sensibilidade, permitindo o ajuste do material e da espessura do painel;

Baixo consumo: 11 microampères no modo “low-power”, 30 microampères no modo “run”;

Sensoriamento “capacitive-charge-transfer”;

Regulador de voltagem on-chip resultando em melhor desempenho e uso de menos peças;

Autocalibragem;

Recalibragem automática;

Filtro de compensação ambiental, limite de sensibilidade e filtro de debounce;

 

Ferramentas de Desenvolvimento

Além disso, há uma série de ferramentas de desenvolvimento disponíveis na ST para um rápido início dos projetos. O kit de avaliação STM8T141-EVAL oferece demonstração da facilidade do uso e o baixo custo dos recursos de toque e proximidade do chip. Adicionalmente, o dongle de programação ST-TSLINK e a placa de programação de socket STM8T14X-SB são utilizados com a ferramenta STVP baseada em PC para uma configuração rápida e eficiente dos produtos. Mais informações no site http://www.st.com/stonline/