Diferentemente do que aprendemos na escola, quando estudamos o funcionamento do neurônio, estas estruturas celulares não correspondem exatamente a um transistor, capaz de processar um bit de cada vez. Muito mais que isso, a capacidade operacional dos neurônios está agira sendo revelada, como informam os pesquisadores da Universidade de Duke.

Segundo esses pesquisadores, existem nosso cérebro neurônios que podem processar muitos estímulos diferentes ao mesmo tempo. Um único desses neurônios pode operar realizando operações que normalmente exigiriam diversos neurônios.

Os estudos partiram da ideia de que existem neurônios capazes de sensoriar diversas frequências sonoras. No entanto, se eles recebem duas frequências ao mesmo tempo, como eles respondem a estes estímulos.

Assim, o fato de podermos escutar diversos sons ao mesmo tempo se deve justamente a capacidade dos neurônios processarem diversasinformações ao mesmo tempo.

Assim, segundo os pesquisadores, o processamento “multi-tarefa” estaria sendo realizado por esses neurônios especiais que permitem que diversos estímulos sejam processados ao mesmo tempo. Mais uma descoberta que mostra que ainda temos que aprender sobre o funcionamento de nosso cérebro.