Abril de 2018 - A computação quântica está a caminho com anuncio de novos chips que a cada dia tem sua capacidade de processamento aumentada. Agora é a vez do Google anunciar o Bristlecone um chip com o Record de potência de processamento atingindo 72 bits quânticos (qubits).

Diferentemente dos computadores tradicionais que fazem operações em binário de modo que cada dado é representado pelo bit 1 ou pelo bit 0, usando princípios da mecânica quântica, um qubit pode ser a superposição de ambos, de modo a representar ao mesmo tempo 1 e 0.

Isso significa que a capacidade de processamento sobe exponencialmente, de modo que 2 qubits podem representar quatro estados (00, 01, 10 ou 11) enquanto que 3 qubits podem representar 8 estados e assim por diante.

Como exemplo, um computador quântico de 49 qubit como o Tabngle Lake da Intel pode realizar um número tão grande de operações como supercomputadores comuns equivalentes.

Além da capacidade de processamento, os computadores quânticos podem resultar em grandes avanços para a criptografia dado o princípio básico da física quântica de que não podemos ler o estado de um partícula sem alterá-lo.

Leia mais em: https://research.googleblog.com/2018/03/a-preview-of-bristlecone-googles-new.html

 

O processador e sua estrutura onde cada “X’ representa um qubit.
O processador e sua estrutura onde cada “X’ representa um qubit.

 

NOT006S