1° Fórum das Operadoras Alternativas
O Site do Hardware Livre - OSHW

1° Fórum das Operadoras Alternativas

Aconteceu no dia 26 de março de 2018, na cidade de São Paulo, o 1° Fórum das Operadoras Alternativas. Foi um seminário onde diversos profissionais da área de Telecom apresentaram problemas e soluções sobre prestação de serviços e sobre projetos no mercado nacional.

O começo do evento trouxe ao palco o Abraão Balbino da Anatel, onde mostrou o que a Anatel está trabalhando para ajudar o mercado de Telecom, desde as MVNOs até para empresas interessadas no mundo do IoT. O Próprio Balbino mencionou que a própria Anatel precisa rever suas normas para modernizar o mercado, e convidou os participantes de entrarem em contato para receber novas propostas de melhorias.

 

Alexandre Balbino - Fonte Teletime

 

Na sequências foi a vez dos operadores de MVNOs com Cristiano Barata (Correios), Luciano Santos (Porto Seguro Conecta), Olindo Santana (Movttel) e Tomás Fuchs (Datora) apresentarem as atuações de cada um no mercado. Após as devidas apresentações todos responderam as perguntas do participantes como também enumeraram os problemas que as MVNOs encontram junto a Anatel para prestarem um serviço menos honeroso que os atuais. Um ponto interessante levantado por todos foi que no Brasil as MVNOs trabalham em conjunto com as grandes operadoras e não como concorrentes como acontece nos outros países.

 

 

Cristiano Barata  

 

 

Em outro painel tivemos as empresas prestadoras de serviços em Wi-Fi, onde contamos com o conhecimento de Alexandre Castro (OI) , Felipe Goldin (Mobicare) , Jonas Trunk (Linktel) e Wagner Sansevero (Wi-Fi Legal), neste painel tivemos a apresentação de diversas aplicações no segmento de sinal de Wi-Fi, tanto para internet pública como para domiciliar, onde o principal problema encontrado por elas foi nos altos impostos praticados pelo governo.

 

 

 

 

No último painel tivemos como assunto as novas redes para IoT , onde tivemos Eduardo Iha (WND) falando sobre a tecnologia SigFOX, Claudio Sonaglio (Vermont) falando sobre tecnologia (LoRa). Neste mesmo painel tivemos Luis Viola (Abinc) mostrando o que a associações está fazendo para impulsionar a Internet das Coisas no Brasil , e Guilherme Corrêa (MCTIC – Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) mostrando o que o governo está criando para este mesmo incentivo, com leis, normas e incentivo a pesquisas.

 

 

 

 

 

Após os painéis tivemos mais três sessões especiais, uma do Bruno Avena (Altave) onde mostrou um projeto de distribuição de WiFi através do uso de balões, outra seção foi do Nuno Simões (Qualcomm) falando sobre as diversas aplicações do 5G , e finalmente o General Antonino (Exército Brasileiro) com o projeto e testes do uso de redes LTE em 700 Mhz nos projetos de IoT e comunicações da Segurança Nacional.

 

 

 

O evento foi organizado pela Teletime (http://www.teletime.com.br) e pela Mobiletime (www.mobiletime.com.br) com o intuito de discutirmos os entraves que os desenvolvedores e prestadores de serviços encontram e que podem ser solucionados . O evento contou com participantes de diversas empresas do setor, onde pudemos discutir e ver ideias bastantes interessantes.

 

Para a área acadêmica conseguimos questionar e coletar informações para sabermos qual tipo de profissional o mercado precisa formar para trabalhar no mercado de amanhã. Com estas informações poderemos criar um material mais aperfeiçoado para formar profissionais mais capacitados, como também trazer material e informações coerentes às necessidades do mundo de Telecom.

 

Abaixo temos uma entrevistas com o Abraão Balbino da Anatel que vale a pena dar uma lida.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/noticias/14663-abraao-balbino-silva-sobre-o-futuro-do-mercado-de-telecom 

 

 

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Fim de Férias (OP184)

Para os leitores que estudam ou ensinam e que nos acompanham, agosto marca o término das férias de meio ano. Também para os leitores que trabalham com eletrônica, o mês de agosto também encerra a temporada em que viajam com a família e os filhos justamente devido as férias.

Leia mais...

Gênio
O gênio faz o que deve e o talento o que pode. (Genius does what it must and Talent does what it can.)
Meredith (últimas Palavras de um Sensível Poeta Medíocre) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)