O Site do Hardware Livre - OSHW

Gerador Produz Energia Elétrica a Partir do Ciclo Diário de Variação da Temperatura (NOT391)

Fevereiro de 2018 – Com a crescente escassez de fontes de energia tudo é válido para se obter eletricidade de maneira barata e simples. Pesquisadores do MIT desenvolveram um equipamento que opera baseado nas flutuações diária da temperatura ambiente.

Partindo da ideia de que energia elétrica pode ser obtida a partir da diferença de temperatura entre dois ambientes, princípio já usado em muitos tipos de geradores, como os que fazem uso de pinturas especiais, efeito termoelétrico, cujo rendimento, entretanto, é baixo.

De fato, num gerador termoelétrico a quantidade de eletricidade gerada depende da diferença de temperatura entre duas faces de um material.

O que os pesquisadores do MIT desenvolveram foi uma técnica para aproveitar flutuações de temperatura a longo prazo numa espécie de “ressonador térmico”, O equipamento criado gera energia a partir das flutuações de temperatura num ambiente em diferentes períodos.

O componente ativo é um ressonador térmico feito de cobre ou níquel que está imerso numa cera que muda de fase denominada octadecano, capaz de se liquefazer ou solidificar em determinadas temperaturas.

O conjunto é envolvido numa camada de grafeno que é um excelente condutor térmico possibilitando assim a fácil absorção de calor em sua volta.

Esta forma a energia térmica pode ser capturada e armazenada de modo que uma face do material estará sempre mais fria que a outra, e com isso o calor estará sempre tentando se mover de um lado para outro de modo a estabelecer o equilíbrio térmico. Esta energia pode ser então colhida e aproveitada em sistemas termoelétricos convencionais.

O sistema ainda tem baixo rendimento, pois gerou apenas 350 mV dom 1,3 mW de potência, mas os pesquisadores já pensam em uso práticos deste tipo de gerador.

 

Imagem: ustin Raymond – MIT
Imagem: ustin Raymond – MIT

 

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Mês de Muito Trabalho (OP197)

   Estamos em setembro de 2018 e continuamos com nosso trabalho, realizando palestras, viagens, escrevendo artigos, livros e muito mais. Em nossas duas últimas palestras, uma na Uninove e a outra na ETEC Albert Einstein, ambas de São Paulo, pudemos constatar de forma bastante acentuada um fato importante , que constantemente salientamos em nosso site desde seu início. 

Leia mais...

Descendência
O imbecil descende de si mesmo. - Soflocleto (Silogismos)
- Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)