O Site do Hardware Livre - OSHW

Lâmpada acesa há 110 anos (NOT390)

Em um de nossos artigos em que respondemos dúvidas de nossos leitores, a pergunta foi muito interessante: “Como podemos saber quando o componente de um circuito vai queimar?”.

Explicamos na resposta dada e também em artigo que publicamos em nosso site, que não se sabe quanto tempo exatamente vai durar um componente, pois os fatores que fazem com que ele queime são imprevisíveis.

O que se tem é então uma estimativa de quantos num determinado lote vão apresentar um defeito num determinado intervalo de tempo, mas é impossível saber quais são. É mais ou menos o princípio da incerteza aplicado ao problema: podemos saber quantos mas não quais.

Assim quando falamos que a taxa de queima de determinado componente é de tantas unidades por milhão num intervalo de 1 ano, isso é um valor médio que nos diz quantas, mas não quais. Podem existir componente que queimem logo quando ligamos o aparelho a primeira vez, como podem existir componente que durem muito mais do que o previsto para a média.

É o caso de uma lâmpada incandescente que tem uma vida média de 1 000 horas e repentinamente nos deparamos com uma lâmpada de 60 W que está acesa há 110 anos nos Estados Unidos.

Como pode durar tanto? Alguns especulam que é devido ao fato de estar sendo alimentada com uma tensão abaixo da nominal, mas o fato que ela se tornou um ponto de atração. Existe até uma vídeo câmara focalizada que pode ser acessada no lonk abaixo “para ver quando vai queimar...”. http://www.centennialbulb.org/photos.htm .

 


 

 

Última imagem obtida, quando estávamos escrevendo essa notícia. Acessando o site e clicando na imagem ela se atualizada.

Que tal um banco de apostas para ver quem acerta quando ela vai queimar...

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Muito Trabalho (OP197)

   Estamos em setembro de 2018 e continuamos com nosso trabalho, realizando palestras, viagens, escrevendo artigos, livros e muito mais. Em nossas duas últimas palestras, uma na Uninove e a outra na ETEC Albert Einstein, ambas de São Paulo, pudemos constatar de forma bastante acentuada um fato importante , que constantemente salientamos em nosso site desde seu início. 

Leia mais...

Selo
O selo é um ser pegajoso, cujo destino é viajar.
Eno Teodoro Wanke (1929) - As Costeletas de Adâo - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)