O Site do Hardware Livre - OSHW

Monitorando o sono por ondas de rádio (MA110)

A ideia de se utilizar ondas de rádio para se monitorar as atividades do cérebro de uma pessoa não é nova. No entanto, partindo inicialmente da ideia de que ocorrem emissões devido a atividade dos neurônios, o que os cientistas do MUIT descobriram é que também ocorrem variações nos padrões de reflexão das ondas quando pensamos.

Desta forma, pesquisadores do Computer Science and Artificial Intelligente Laboratory (CSAIL) do MIT estão usando sinais de rádio para determinar emoções e também para monitorar pessoas detectando variações da respiração e batimentos cardíacos.

´Segundo Dina Katabi, pesquisadora e professora da engenharia elétrica e da computação do MIT, trata-se de um aparelho semelhante a roteador de WiFi que monitora os sinais de RF refletidos nas pessoas e que voltam com alterações que podem servir para analisar suas emoções e outros dados biológicos.

 

DIna Katabi
DIna Katabi

 

A ideia atual dos pesquisadores é utilizar a técnica para diagnosticar distúrbios do sono, desenvolvendo algoritmos que possibilitam a análise dos sinais refletidos de modo a encontrar soluções para o problema.

Os estudos com a co-participação do Prf. Tommi Jaakkola, envolvem 25 voluntários e o sistema revelou-se suficiente sensível para detectar quando as pessoas estão acordadas ou dormindo com 80% de precisão.

Não estamos longe do aparelhinho que o médico da Entreprise (Jornada nas Estrelas) usa para detectar o que você tem simplesmente apontando para você...

 

 

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Mês de Aniversário (OP182)

Este é um mês especial para nós. Completamos nosso nono ano de existência, com muito trabalho e ainda sem esgotar a vasta coleção de coisas que temos para levar aos nossos seguidores. São novos artigos, artigos antigos para serem recuperados, pois têm valor apenas histórico como didático, novos canais como os vídeos no Youtube, novos livros e uma grande programação de palestras e eventos.

 

Leia mais...

Lei
No meio das armas calam-se as leis. (Inter arma silent leges.)
Cícero (106 -43 a.C.) Por Milão - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)