Agosto de 2017 - Não são poucos os que colecionam revistas com receitas ou as buscam em sites especializados que “capricham” nas fotos de modo a atrair os estômagos famintos ou que tenham um gosto diferenciado para receitas exóticas. Uma novidade interessante é que está perto o fim da necessidade de você ter a receita em mãos para fazer aquela deliciosa sobremesa ou prato principal com a foto que lhe dá água na boca.

Sim, os recursos da inteligência artificial estão aumentando e invadindo todos os setores de nossa vida. Agora é a vez do “chef” que, se não se cuidar perde seu emprego.

De fato, aquela receita muito bem guardada pelo chef do restaurante famoso está perto de ser revelada para todos por recursos da inteligência artificial.

 


 

 

Pesquisadores do Computer Science and Artificial Intelligence do MIT trabalhando com o Qatar Computing Research Institute (QCRI) desenvolveram um sistema de inteligência artificial denominado Pic2Recibe que a partir da imagem de um prato pode prever os ingredientes usados e sugerir seu preparo baseado em pratos semelhantes.

Depois do reconhecimento de face, voz e outros a biometria passou pata uma nova fase, podendo ser usada no reconhecimento de outras coisas, no caso alimentos.

Na análise por imagem, pouco se fez neste campo devido a dificuldade em se obter informações suficiente para as previsões, segundo o pesquisador Yusuf Aytar pós-graduado do MIT, mas as fotos nas mídias sociais fornecem uma boa quantidade de informações para isso.

Segundo os pesquisadores o Pic2Recipe funciona melhor com sobremesas como cookies, enquanto com outros pratos ainda existem dificuldades para o software descobrir como são feitos, mas isso é uma questão de tempo.