Eis um circuito experimental com apenas 5 componentes que tem por finalidade permitir a comunicação em uma via de duas pessoas separadas por grandes distância, usando fios comuns. Você pode estender os fios de ligação ao tweeter (TW) ou transdutor piezoelétrico a uma distância superior a 100 metros sem perda apreciável da intensidade do sinal.

Como não temos etapas de amplificação e se trata de circuito experimental não podemos esperar alto-rendimento. Isso significa que na operação o tweeter ser usado como telefone, junto ao ouvido.

O circuito é alimentado por pilhas comuns ou bateria e seu consumo de energia é extremamente baixo. Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.

 


 

 

TW1 é um tweeter do tipo piezoelétrico do qual tenha sido retirado o pequeno transformador interno, fazendo a conexão dos fios diretamente à cápsula cerâmica de seu interior que é de alta impedância. Se for usado um transdutor ele será ligado diretamente, pois não possui transformador interno.

Na figura 2 temos o aspecto da montagem, onde os poucos componentes usados são soldados numa ponte de terminais exceto o tweeter remoto.

 


 

 

Tanto a polaridade das pilhas como do microfone de eletreto precisam ser observadas.

O resistor R1 é de 1/8 W ou maior e na verdade seu valor deve ser obtido experimentalmente em função da tensão de alimentação, ficando tipicamente entre 1k e 10 k Ω.

Uma aplicação interessante para este circuito é em um sistema secreto de comunicações com seus amigos, bastando montar duas unidades iguais de modo a se poder estabelecer a comunicação bilateral como num telefone.

 

MIC - microfone de eletreto de dois terminais

B1 – 3 V a 9 V - 2 pilhas pequenas ou bateria

R1 - 4,7 k Ω x 1/8 W - resistor - amarelo, violeta, vermelho

C1 - 220 nF a 470 nF - capacitor cerâmico ou de poliéster

 

Diversos:

Ponte de terminais, suporte de pilhas ou conector de bateria, caixa para montagem, fios, solda, etc.