Este rádio é tão pequeno montá-lo até numa caixa de fósforos. Evidentemente, pela não existência de etapas de amplificação e pela simplicidade do circuito, ele apresenta alguns inconvenientes que bem demonstram as dificuldades encontradas pelos pioneiros do rádio.

A escuta só é possível em fone de ouvido sensível e mesmo assim será preciso usar uma antena bem longa, com pelo menos 10 metros de comprimento. Isso ocorre porque a energia que produz o som nos fones é a própria energia captada pela antena, que deve ser a maior possível.

No entanto, em localidades em que existem estações AM fortes, podemos obter uma boa escuta das estações desde que não estejam muito distantes.

Trata-se, na verdade, de uma versão modernizada dos antigos rádios de galena usados por nossos antepassados nos primeiros tempos do rádio. Nesta versão o cristal de galena é substituído por um diodo de germânio.

Na figura 1 temos o diagrama completo do rádio.

 

Figura 1- Diagrama completo do rádio
Figura 1- Diagrama completo do rádio

 

As garras A e T são ligadas a uma antena e terra. Terra pode ser qualquer objeto de metal grande que tenha contato com o solo. A antena é um fio condutor que pode se encapado, esticado. Na figura 2 temos a montagem do receptor.

 

Figura 2 - Aspecto da Montagem
Figura 2 - Aspecto da Montagem

 

A bobina L1 é formada por 100 voltas de fio esmaltado fio 28 a 30 num tubinho de papelão dentro do qual possa deslizar um pequeno núcleo de ferrite. Este núcleo pode ser obtido de bobinas de FI de rádios antigos. O movimento da ferrite faz a sintonia da estação.

Os capacitores C1, C2 e C3 são cerâmicos e o diodo pode ser o 1N34 ou qualquer equivalente de germânio.

É importante observar que o fone deve ser de cristal ou uma cápsula cerâmica de alta impedância. Os fones comuns em sua maioria, do tipo usado em MP3, walkman e outros aparelhos são de baixa impedância.

Na figura 3 temos a sugestão de montagem numa caixinha pequena.

 

Figura 3 - O rádio pronto
Figura 3 - O rádio pronto

 

 

L1-Bobina - ver texto

D1- 1N34 - diodo de germânio

C1- 10 pF- capacitor cerâmico

C2- 100 pF- capacitor cerâmico

C3- 10 nF- capacitor cerâmico

J1- Jaque para o fone

Diversos: caixa para montagem, bastão de ferrite, fios esmaltado, fone de cristal, etc.