Os rádios AM simples são projetos que facilmente são desenvolvidos por principiantes e estudantes. O que propomos aqui é uma sugestão para leitores menos experientes, que ainda não tenham segurança suficiente para enfrentar montagens de rádios mais complexas, que exijam ajustes e que tenham componentes críticos.

O circuito da figura 1 mostra que se trata de um rádio de amplificação direta, ou seja, logo após a detecção no circuito de sintonia o sinal de áudio é amplificado por dois transistores.

 

Figura 1 – O circuito
Figura 1 – O circuito

 

Os transistores usados são complementares de uso geral, e o alto-falante de 8 Ω proporciona uma qualidade de som razoável dentro das limitações do projeto.

A alimentação poderá ser feita com tensão de 3 ou 6 V, que correspondem a duas ou quatro pilhas pequenas, e para as estações mais fracas recomenda-se a utilização de uma antena externa e de uma boa ligação à terra.

O potenciômetro P1 funciona como controle de volume. Se o leitor quiser eliminar este componente, basta fazer a ligação direta de D1 na base de Q1 (terminal do meio).

Na figura 2 damos a montagem feita em uma barra de terminais.

 

  Figura 2 – Montagem em ponte de terminais
Figura 2 – Montagem em ponte de terminais

 

O variável é do tipo usado em rádios transistorizados, ficando um dos terminais livres.

A bobina é formada por 80 voltas de fio esmaltado 28, ou próximo deste calibre, num bastão de ferrite de aproximadamente 1 cm de diâmetro.

Os resistores são todos de 1/8 ou ¼ W, de qualquer tolerância e os capacitores são cerâmicos de 82, 100 ou mesmo 120 nF, se bem que no diagrama estejam dados os valores médios de 100 nF.

Uma característica interessante deste radinho é o seu baixo consumo de corrente que faz as pilhas durarem bastante.

Obs.: para cobertura maior da faixa de ondas médias, interligue os terminais extremos do capacitor variável.