Os leitores que possuem amplificadores de áudio, simples, sem qualquer acessório, podem facilmente utilizá-lo como sintonizador de AM (ondas médias), ou seja, como um potente rádio comum. O projeto que descrevemos usa poucos componentes e pode ser ligado a praticamente qualquer amplificador. (figura 1)

 

Figura 1 – Circuito do amplificador
Figura 1 – Circuito do amplificador

 

O que temos é uma etapa receptora direta, simples, que pode sintonizar as estações de ondas médias com uma pequena antena.

Para locais de recepção difícil pode ser utilizada uma antena externa e se o amplificador for alimentado por pilhas ou bateria, deve ser feita a conexão à terra. Com amplificadores alimentados por fontes ou rede, esta ligação à terra é dispensada.

A montagem em ponte de terminais é mostrada na figura 2.

 

Figura 2 – Montagem em ponte de terminais
Figura 2 – Montagem em ponte de terminais

 

A bobina L1 pode ser comercial de ondas médias, aproveitada de velhos rádios ou então enrolada pelo montador. Ela será formada por 80 voltas de fio esmaltado 28 com tomada na 30§ espira a partir do lado de terra, num bastão de ferrite de 1cm de diâmetro aproximadamente, com 10 a 15 cm de comprimento.

O variável é comum e o transistor é de alto ganho BC549. Todas as ligações devem ser diretas e curtas. O cabo de saída para o amplificador deve ser blindado para se evitar a presença de roncos.

A alimentação é feita com 2 ou 4 pilhas pequenas, ou seja, com 3 ou 6 V.